Publicado o vol 15, nº 2 da REC

18-10-2022

A Revista Espaço do Currículo - REC lançou vol. 15, n° 2 intitulado “CURRÍCULO E TEORIA DO DISCURSO: temas, estratégias e perspectivas...” e organizado pela Profa. Dra Érika Virgílio Rodrigues da Cunha e pelos Profs. Drs. Rafael Ferreira de Souza Honorato e Hugo Heleno Camilo Costa. O dossiê foi dedicado às contribuições da Teoria do Discurso aos estudos em currículo, oferece ao leitor uma coletânea de estudos que objetivam utilizar as teorizações de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e suas relações com visões pós-estruturais e pós-fundacionais, como referencial teórico, metodológico e epistemológico, capaz de auxiliar no que diz respeito à compreensão dos fenômenos curriculares, cujas naturezas complexas e dinâmicas requerem estratégias plásticas para a compreensão e para a projeção de diferentes formas de intervenção política. São artigos atentos e sensíveis a dinâmicas hegemônicas que marcam a produção de políticas de currículo, que tratam de questões ligadas à Educação Básica, à formação de professores, às subjetividades, aos distintos processos de identificação, bem como a outros processos articulatórios envolvidos com o campo da Educação. Todos os artigos, portanto, revolvem o tema central da desconstrução, que é a produção político-discursiva da sociedade, voltando-se ao terreno complexo da educação e da política curricular. A convergência de tais trabalhos tende, então, a oportunizar um contexto para conversas entre pesquisadores e pesquisas, temas, associações, concepções e interpretações teóricas e empíricas sobre como a Teoria do Discurso tem possibilitado a compreensão de diferentes questões curriculares que marcam o que podemos chamar de uma atualidade do campo.

Acesse o sumário e confira os textos:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2826

Boa leitura!