EDUCAÇÃO SEXUAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

analisando narrativas docentes e experiências curriculares na docência em Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64633

Palavras-chave:

Currículo, Educação em Ciências, Sexualidade

Resumo

O artigo reflete sobre experiências e práticas docentes direcionadas à educação sexual produzidas por professoras de Ciências e Biologia em escolas públicas mineiras ao longo do período pandêmico. A pesquisa, de viés qualitativo, teve sua empiria produzida a partir de entrevistas feitas com docentes, almejando interpelar e matizar prescrições curriculares contidas em documentos oficiais e legislações. Debate-se que imposições curriculares restringiram a autonomia docente e erigiram desafios à abordagem da temática. Discute-se o cenário conservador que pressiona a docência e gera constrangimentos ao trabalho pedagógico sobre corpo humano, saúde, gêneros e/ou sexualidades que escapa de um viés biomédico, higienista e comportamentalista. Ademais, as oportunidades inventadas com as tecnologias de informação e comunicação esbarraram na exclusão digital e na vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. Conclui-se que apesar das professoras resistirem e insistirem na construção de estratégias didáticas voltadas à promoção educação sexual, entraves estruturais e conjunturais foram empecilhos para processos de ensino e aprendizagem plurais e inclusivos.

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Biografia do Autor

Erica Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Bacharela em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário UNA.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

GONÇALVES, E.; BORBA, R. C. do N. . EDUCAÇÃO SEXUAL EM TEMPOS PANDÊMICOS: analisando narrativas docentes e experiências curriculares na docência em Ciências e Biologia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64633. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64633. Acesso em: 18 dez. 2024.