AS IMAGENS DO PENSAMENTO SOBRE DIFERENÇAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.31156

Palavras-chave:

Filosofia da diferença., Rizoma., Currículo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear as imagens do pensamento sobre as diferenças e a pluralidade que fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia localizada em Itapetinga, Bahia, Brasil. Tomando como base um currículo rizomático e uma teoria pós-estruturalista da filosofia de Gilles Deleuze, esta pesquisa de mestrado fez uma cartografia do projeto do curso de Pedagógia (PPC) implantado desde 2011. O PPC é aqui compreendido como um texto que está ligado a outros textos, seja imagético ou sonoro, e permeados por narrativas que legítima ou não determinados tipos de conhecimento, que inclui ou não as diferenças. Ao cartografar o PPC enfatizando a organização curricular, as imagens apontam a um currículo arbóreo, como também um currículocriminoso que prende as diferenças em suas grades.

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Biografia do Autor

Juciara Rodrigues Rocha Duarte, Secretaria Municipal de Educação de Maiquinique, Brasil.

Mestre em Educação Academico PPGED pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora da Prefeitura Municipal de Maiquiniqe.

Luiz Artur dos Santos Cestari, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Há em geral, uma tendência a identificar o conhecimento inscrito no currículo como o conhecimento produzido no campo científico, artístico ou cultural. Nesse caso o currículo atuaria apenas como meios ou correias de transmissão

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

DUARTE, J. R. R.; CESTARI, L. A. dos S. . AS IMAGENS DO PENSAMENTO SOBRE DIFERENÇAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 384–397, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.31156. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.31156. Acesso em: 19 dez. 2024.