Entre pontes e palavras: reconversão profissional e plurilinguismo Entrevista com Márcia de Oliveira Rawlingson
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13119525%20Schlagworte:
Entrevista, Reconversão profissional, La Rochelle Université, PlurilinguismoAbstract
Por ocasião da visita da Professora Márcia de Oliveira Rawlingson, representante da Universidade de La Rochelle, à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voluntários do projeto Mobilang a entrevistaram. A Professora Márcia possui uma trajetória que combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com sua carreira atual, como Professora de Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade de La Rochelle, na França. Ao longo dos anos, Márcia aprimorou sua expertise através de cursos de aperfeiçoamento em língua portuguesa, adaptando sua abordagem didática para refletir sobre o ensino a estrangeiros. Quanto aos desafios enfrentados na área de PLE, destaca-se a necessidade contínua de inovação metodológica e adaptação às novas demandas educacionais, especialmente no contexto de um mundo globalizado, onde o plurilinguismo e a interculturalidade são cada vez mais valorizados. Assim, a trajetória da professora ilustra não apenas sua dedicação ao ensino e à pesquisa, mas também ressalta a importância de uma abordagem interdisciplinar e multicultural no ensino de línguas estrangeiras, contribuindo significativamente para a formação de seus alunos.