Nadando contra a Corrente

Equidade e Desempenho nas Redes Municipais de Ensino Fundamental em Minas Gerais

Autores

  • Victor Barcelos Ferreira FJP
  • Bruno Lazzarotti Diniz Costa FJP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.53099

Palavras-chave:

educação, políticas públicas, equidade, regressão lógística

Resumo

A influência da origem social e das condições socioeconômicas sobre as realizações educacionais é uma temática central nas discussões relacionadas às políticas públicas, seja no enfoque da educação com um fim, ou como um meio para o alcance de outros fins na provisão de bens públicos. O presente trabalho realiza um esforço exploratório para investigar as redes municipais de educação de Minas Gerais, em sua capacidade de amortecer desigualdades sociais sobre os seus resultados, e refletindo sobre que recursos e práticas da gestão pública que podem estar contribuindo para esta capacidade de proporcionar desempenhos mais satisfatórios em condições socioeconômicas desfavoráveis. Investimentos em infraestrutura, provendo acesso equitativo ao alunado parecem relacionados a bons resultados em promover uma educação que consiga ser equitativa sem prejudicar o desempenho dos alunos.

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Biografia do Autor

Bruno Lazzarotti Diniz Costa, FJP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Pesquisador Pleno III do Fundação João Pinheiro.

Publicado

2020-07-31