A importância de pensar currículo em ambientes em privação de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68505Palavras-chave:
Currículo, Socioeducação, Privação de LiberdadeResumo
O presente trabalho, pretende entender como a temática do Currículo se apresenta em ambientes educacionais em privação de liberdade. Nesta escrita serão utilizados textos de autores, como Thomas S. Popkewitz e Michael Foucault. Com o auxílio de Willian Lazaretti da Conceição, autor do artigo “Escola e privação de liberdade: um diálogo em construção”, Jane Voigt e Dhuan Xavier com o trabalho “O currículo da educação de jovens e adultos em instituições penais: a percepção de professores” e “Educação integral no sistema socioeducativo: o currículo como redes de significações discursivas” por Rafael de Souza, Ângela Albino e Ana Cláudia Rodrigues, essa escrita busca demonstrar, através de trabalhos que conjugam as duas temáticas, como é imprescindível que as diversas áreas do conhecimento pensem em Currículo, entendendo que, por mais que seja um campo específico, não é possível desvencilhar essa temática em práticas e pensares educacionais cotidianos, mesmo que esses sejam realizados em perspectivas e ambientes diversos. Por fim, objetiva-se aqui, teorizar como os efeitos de refletir sobre os estudos curriculares foram positivos para o fazer pesquisa na socioeducação em privação de liberdade.
Downloads
Referências
DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Tradução: Marina Vargas, 2. ed. Rio de Janeiro, Difel, 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 3. ed. Trad. L. F. de A. Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.
HONORATO, S. R. ALBINO, C, A. RODRIGUES, A, C. Revista Teias v. 20 • n. 59 • out/dez 2019 • Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo.
LEI Nº 13.046, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2014.
Panorama da execução dos programas socioeducativos de internação e semiliberdade nos estados brasileiros/ Conselho Nacional do Ministério Público. – Brasília: CNMP, 2019.
PINAR, William - Estudos Curriculares: ensaios selecionados - São Paulo: Cortez, 2016.
POPKEWITZ, Thomas S. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420400201 - Educ. Pesqui. 42 (04) • Oct-Dec 2016
Proposta de Emenda à Constituição n° 33, de 2019.
VOIGT, J. M. R. XAVIER, D. L. Revista Atos de Pesquisa em Educação / Blumenau, v.16, e8454, 2021 DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8454
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda de
legitimidade do sistema penal. 5. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).