Sequência didática e teoria das situações didáticas:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66554Keywords:
Ensino de álgebra, Teoria das situações didáticas, sequência didática, relato de experiênciaAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau para o ensino da álgebra. Para a realização do estudo, optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa de cunho intervencionista, com a elaboração e aplicação de uma sequência didática que foi construída considerando o que é proposto por Dolz e Schneuwly, numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Os dados gerados foram analisados tendo como referencial teórico os estudos que tratam do ensino da Matemática feitos por Márcia Aguiar, Carmen Sessa, Kátia Gil, entre outros. Constatamos, com a realização da pesquisa, que o trabalho com sequências didáticas, pautadas na Teoria das Situações Didáticas, é uma prática pedagógica que pode contribuir para o planejamento do professor e para a aprendizagem dos alunos. Ademais, o artigo fornece subsídios para que professores possam aprimorar suas práticas pedagógicas e obter resultados mais qualificados em relação a aprendizagem de seus alunos.
Downloads
References
ABDALA, M. A.; SIQUEIRA, N. M. Fazer e pensar design em um mundo em transição: Decolonialidade e design como articulação simbólica. In: CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação; CONGIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019, p. 2505-2510. ISSN 2318-6968. DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0007.
AGUIAR, M. O Percurso da Didatização do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática e de Teoria Antropológica do Didático. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
BABINSKI, A. L. Sequência Didática (SD): experiência no ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT, 2017.
BENATTI, K. A. Álgebra-Definição. 2012. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABpOYAJ/algebra-definicao. Acesso em: 10 dez. 2021.
BRASIL. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 1. Brasília, DF: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. 1997. 126 p.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didática da matemática. In: Didáctica das matemáticas, Direção: Jean Brun. Coleção horizontes pedagógicos; Instituto Piaget, Lisboa, 1996. p. 45-87.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CAMPOS, M. A.; MAGINA, S. Construindo significados para o x do problema. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015.
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
GIL, K. H. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. Porto Alegre, 2008.118 f. Originalmente apresentada como dissertação de Mestrado, Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul – Faculdade de Física, 2008.
LIMA, D. F. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 151–162, jan. abr. 2018.
MACHADO, N. J. Matemática e realidade: análise dos pressupostos filosóficos que fundamentam o ensino da matemática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SESSA, C. Iniciação ao Estudo Didático da Álgebra: origens e perspectivas. São Paulo, SP, Edições SM, 2009.
SKOVSMOSE, O. Hacia una filosofía de La educación matemática crítica. Bogotá: Una Empresa Docente, 1999.
USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As ideias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995. p. 9-22.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).