CORPO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPLICAÇÕES DE GÊNERO NO FUTEBOL FEMININO

BODY AND DIGITAL TECHNOLOGIES: GENDER IMPLICATIONS IN FEMALE SOCCER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47693

Palavras-chave:

Corpo, Pedagogias Culturais, Tecnologias digitais, Estudos Culturais, Gênero

Resumo

O futebol, assim como outras atividades físicas, foi culturalmente construído por meio de um binarismo que divide a sociedade em dois blocos: de um lado os homens e do outro as mulheres. Entre espaços socioculturais distintos, existem sujeitos que optam por borrar as fronteiras de uma lógica (vista como) coerente entre sexo-gênero e decidem [res]significar seus lugares de homens e mulheres fora dos padrões esquadrinhados pela cultura e pela sociedade. Diante disso, nosso objetivo é compreender como a inserção das mulheres nos jogos de futebol reverberam em discursos sexistas nas redes sociais. Metodologicamente, esta pesquisa inscreve-se como qualitativa, documental, com interface entre os Estudos de Gênero e Sexualidade[s] e o campo dos Estudos Culturais da Educação. Para este texto, escolhemos como ponto de partida para as análises o Facebook, entendendo-o como uma Pedagogia Cultural na constituição de atravessamentos de gênero e sexualidade que localizam-se nas imagens escolhidas e nos comentários dos/das internautas, fazendo das publicações sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 espaços de sociabilidades e de educação em torno das possibilidades da vivência de gênero e/ou sexualidade[s] destes corpos - lidos como femininos - e que entram em campo fugindo das regras pré-definidas pela cultura.

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Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação). É integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/PPGE/UFPB) e do LEVE (Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação).

Mayanne Júlia Tomaz Freitas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação). É integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/PPGE/UFPB).

Jeane Félix, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR, A.; JÚLIA TOMAZ FREITAS, M.; FÉLIX, J. CORPO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPLICAÇÕES DE GÊNERO NO FUTEBOL FEMININO: BODY AND DIGITAL TECHNOLOGIES: GENDER IMPLICATIONS IN FEMALE SOCCER. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47693. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/47693. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

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