MULHERES NEGRAS E MATERNIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ana Karla de Jesus Rodrigues Instituto Federal de Brasília
  • Cândida Beatriz Alves Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59842

Palavras-chave:

Gênero, Maternidade, Universidade

Resumo

O presente trabalho tem como foco contribuir
com reflexões sobre como a maternidade
atravessa a vida de uma mulher negra, e como
isso reverbera na vida da mãe estudante. O
ingresso no ensino superior representa aos jovens
um marco do início da vida adulta, mas como
essa etapa é vivenciada por uma mulher, após a
chegada dos filhos? Apresentamos, aqui, a
trajetória de vida de uma mulher negra e mãe,
com foco em como suas percepções de
maternidade foram construídas em sua infância,
como ela vivencia a maternidade e como é
ingressar e permanecer no ensino superior nesse
contexto. O objetivo geral desta pesquisa é
compreender como posicionamentos em relação à
maternidade perpassam a trajetória de vida de
uma mulher negra, mãe e estudante e se refletem
em sua trajetória acadêmica e vivências pessoais.
A análise dos resultados foi feita em busca dos
significados construídos pela participante ao
longo de sua trajetória e que surgiram através da
narrativa da entrevistada. Por fim, foi possível
observar que os espaços acadêmicos não foram
pensados para pessoas negras, mães e crianças.

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Biografia do Autor

Ana Karla de Jesus Rodrigues, Instituto Federal de Brasília

Licenciada em Letras - Português pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). 

Cândida Beatriz Alves, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

DE JESUS RODRIGUES, A. K. .; ALVES, C. B. MULHERES NEGRAS E MATERNIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 21–40, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59842. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59842. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA