EXPLORAÇÃO ESTÉTICA DE PADRÕES FRACTAIS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS

aprendizagem interdisciplinar

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Materiais Manipuláveis, Ensino Médio, Educação Pública

Resumo

Este artigo objetiva discutir as contribuições da exploração estética interdisciplinar dos padrões fractais com materiais manipuláveis para alunos do Ensino Médio do curso técnico de informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, que compôs o cenário de pesquisa de mestrado ao qual este artigo é parte integradora. A proposta metodológica é de cunho qualitativo. Os dados produzidos ao longo dos encontros foram analisados a partir dos registros feitos pelos alunos nas folhas de atividades e triangulado com o referencial teórico a partir das nossas percepções enquanto professoras e pesquisadoras. Nossas conclusões apontam que a exploração estética interdisciplinar dos Padrões Fractais, envolvendo as disciplinas de Informática, Artes e Matemática, contribuiu para que os alunos pudessem ter uma compreensão globalizada de padrões, infinitude e tridimensionalidade, aguçando a capacidade de análise estética e contribuindo para a construção de conhecimentos pertinentes às disciplinas envolvidas. No caso dos padrões fractais, foi possível identificar que as propriedades de autossimilaridade e de complexidade infinita proporcionaram a contemplação da estética nas harmonias, proporções e simetrias presentes nas regularidades desses padrões. Ademais, a abordagem dos padrões fractais contribuiu para a formação cidadã crítico-reflexiva dos alunos, colaborando para que eles refletissem sobre o papel de cada indivíduo na sociedade e no mundo.

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Biografia do Autor

Tatiana Guedes, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa,  professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Rejane Faria, Universidade Federal de Viçosa, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

22-08-2024

Como Citar

GUEDES, T.; FARIA, R. EXPLORAÇÃO ESTÉTICA DE PADRÕES FRACTAIS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: aprendizagem interdisciplinar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68301, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68301. Acesso em: 9 dez. 2024.

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