AS CONVERSAS NAS PRODUÇÕES DE POLITICAS CURRICULARES COTIDIANAS

Autores

  • Allan Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós Graduação em Educação
  • Alexandra Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.30179

Resumo

O texto parte de pesquisa que entende a produção cotidiana dos currículos e práticas docentes como centrais para o estudo dos processos e contextos da formação de professores e para o debate sobre a produção de políticas curriculares a partir das professoras da rede municipal de São Gonçalo/RJ. Discute as produções dos currículos buscando compreendê-las no contexto do cotidiano da politica curricular expressa por narrativas de professores do mesmo município. Ao estudar tais produções, reflete sobre os aspectos metodológicos para a pesquisa e as ações com a formação docente e com as políticas cotidianas de produção dos currículos comprometidas com a justiça social. Compreende as práticas docentes que produzem os currículos no cotidiano, bem como as narrativas como produções potenciais para reabilitar os sentimentos e as paixões enquanto forças mobilizadoras da transformação social (SANTOS, 1995). Corrobora a compreensão sobre os diálogos entre os professores e entre as escolas e universidades como ferramenta que potencializa deslocamentos e produções de outros-novos saberes nas negociações de sentidos com os currículos e na tessitura das redes de fazeressaberes docentes. As narrativas de professoras formam o corpus da pesquisa foram registradas em vídeo e estudadas, evidenciando: processos de interlocução e produção de saberes docentes; práticas mais coletivas e solidárias na produção dos conhecimentos nos currículos e importantes questionamentos quanto à justiça social e cognitiva.

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Biografia do Autor

Allan Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós Graduação em Educação

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campi São Gonçalo -RJ. Departamento de Educação. Programa de Pós Graduação em Educação.PPGEDU/FFP

Alexandra Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Doutora em Educação -UERJ/ Pesquisadora na área de Currículo, Formação Docente e Cultura.Professora do Programa de Pós Graduação em Educação /PPGEDU/FFP

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

RODRIGUES, A.; GARCIA, A. AS CONVERSAS NAS PRODUÇÕES DE POLITICAS CURRICULARES COTIDIANAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.30179. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v9i2.30179. Acesso em: 9 dez. 2024.