UMEI REGINA LEITE GARCIA

“Qual o currículo daqui”? Narrativas curriculares na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.63043

Palavras-chave:

Currículos, Educação Infantil, Narrativas de professoras

Resumo

Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, como preconiza a LBD, a discussão sobre os currículos nesse segmento se faz necessária. Mas, o que os professores que atuam com essas crianças entendem por currículos? Nessa direção, o texto que ora se apresenta tem por intuito apresentar as narrativas de professoras que atuam com crianças de 2 a 5 anos de idade sobre as suas práticas, depreendendo sentidos a partir do que as docentes narram. Articulando as especificidades da docência na Educação Infantil, em diálogo com a história da implementação de uma unidade pública municipal de Educação Infantil, em um município fluminense, ao receber os seus primeiros professores efetivos, tecemos as tramas iniciais, adotando como núcleo central da investigação as narrativas docentes, assumindo as conversas como abordagem metodológica. Nessa direção, objetiva-se investigar os sentidos atribuídos por nós, professores, às práticas propostas com crianças de 2 a 5 anos de idade, ampliando os sentidos sobre os currículos produzidos na primeira etapa da Educação Básica, que podem nos ajudar a ampliar os saberes sobre produções curriculares dinâmicas e singulares, mas que podem auxiliar no  planejamento de práticas que tenham a criança na centralidade do processo educativo, como sinalizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil .

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Biografia do Autor

Alexandra Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da mesma universidade.

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Rede Municipal de Educação de Niterói, Brasil.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Rede Municipal de Educação de Niterói.

Allan Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá

Mestre e doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor na Universidade Estácio de Sá com projeto aprovado no Programa de Produtividade UNESA.

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Publicado

15-05-2022

Como Citar

GARCIA, A.; RODRIGUES, L. P. S. .; RODRIGUES, A. . UMEI REGINA LEITE GARCIA: “Qual o currículo daqui”? Narrativas curriculares na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.63043. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/63043. Acesso em: 26 abr. 2024.