SABERESFAZERES DO COTIDIANO: o currículo na/da escola do campo ribeirinha

Autores/as

  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edilma de Souza UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.29929

Resumen

Neste artigo trazemos as experiências vividas com crianças em uma comunidade tradicional de ribeirinhos, resultado de dois anos de pesquisa no Mestrado em Educação. A pesquisa teve como propósito acompanhar o movimento dos cotidianos que compõem a vida de crianças ribeirinhas que vivem às margens de um rio em meio à floresta amazônica. Deste modo destacamos, neste texto, os saberesfazeres de suas vidas para, em seguida, perceber como esses saberesfazeres habitam o currículo da escola. Para tanto, apostamos nos Estudos do cotidiano e na Cartografia para compor as narrativas das travessias do espaçotempo escolar ribeirinho, mostrando como a escola, mesmo com todas as dificuldades, inventa maneiras singulares de agir em seu cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Edilma de Souza, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora das redes públicas de ensino, municipal e estadual. Mestre em Educação.

Publicado

2016-09-17

Cómo citar

MALDONADO, M. M. C.; DE SOUZA, E. SABERESFAZERES DO COTIDIANO: o currículo na/da escola do campo ribeirinha. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.29929. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/29929. Acesso em: 12 may. 2024.