Editorial

Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência

Autores

  • Olivia Morais Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-4217-2914
  • Fabiana Sena Universidade Federal de Paraíba
  • Marlécio Maknamara Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Pós-graduação, Educação, História, Memória

Resumo

A Revista Temas em Educação apresenta o Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência". O objetivo deste Dossiê foi reunir, divulgar e celebrar, entre histórias e memórias, os feitos e efeitos dos Programas de Pósgraduação em Educação na tarefa de qualificação de profissionais na área da Educação. Constam no Dossiê cinco artigos que abordam histórias e memórias, políticas educacionais à pós-graduação no Brasil e produção do conhecimento sobre pós-graduação em educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora  do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em  História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e  Tecnológica (ISSN 1983-0408). Tem experiência na área de História, com ênfase em história da educação, história e espaços, historiografia e ensino de história. E-mail: olivianeta@gmail.com

Fabiana Sena, Universidade Federal de Paraíba

Doutora em Letras. Docente no Departamento de Metodologia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3340-7

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Docente no Departamento de Habilitações Pedagógicas e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0424-5657. Email: maknamaravilhas@gmail.com

Referências

MORENO, A.; MENDES DE FARIA FILHO, L.; ORNELAS OLIVEIRA, R.; HANDERI, S. Gestos, arquivos e memória: : Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202351, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66897.

LANZA SAVEGNAGO, C.; GABRIEL DALLA CORTE, M. . Programas Profissionais em Educação: Características, especificidades e perspectivas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202354, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67169. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67169.

DOS SANTOS FREITAS, T.; ALEX ALVES, C.; DIAS DE ABREU, J. O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202352, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66938.

IVO, F. C.; CARVALHO, M. E. G. .; COSTA, J. C. de C. Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:: entre comemoração e rememoração (1977-1994) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202350, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66821.

MATOS, C. C.; COSTA ANDRADE, A. A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202349, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67040.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Como Citar

MEDEIROS NETA, O. M.; SENA, F.; MAKNAMARA, M. . Editorial: Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202353, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68241. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2