ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY

ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49798

Keywords:

Scholarships, Evaluation of educational performance, Democratization of education

Abstract

A inclusão de alunos com baixa renda  na universidade é complexa e demanda suporte financeiro e psicológico ao longo da vida universitária do estudante em vulnerabilidade socioeconômica. A política de assistência estudantil tem a finalidade de ampliar as condições de acesso e permanência desses estudantes. O objetivo do trabalho é analisar o desempenho acadêmico e as dificuldades peculiares dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Os dados foram obtidos de 189 questionários respondidos por alunos cadastrados nos programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília - UnB e analisados por meio da regressão múltipla. Os resultados não indicaram um desempenho acadêmico inferior do estudante em vulnerabilidade socioeconômica e nem maiores problemas de assédio moral com esse perfil de estudante. Porém, os resultados foram conclusivos no indicativo de que as dificuldades decorrentes da necessidade de trabalhar, da insuficiência dos programas de assistência estudantil e da pior formação no ensino médio limitaram o desempenho acadêmico do estudante em vulnerabilidade socioeconômica na UnB.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Prof., Universidade de Brasília - UnB

PhD Professor at the Universidade de Brasília - UnB and supervisor of the Postgraduate programs in Public Management, Environmental Sciences and Management and Regulation of Water Resources at UnB.

Pedro Vieira da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Master by the Postgraduate Program in Public Management - PPGP at the Universidade de Brasília and is currently director of the Dean of Community Affairs - DAC at the University of Brasilia.

Published

2020-04-30

How to Cite

ALMEIDA, A. N. de; DA SILVA, P. V. . ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY: ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49798. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/49798. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

ORIGINAL SCIENTIFIC AVERAGES