As trilhas da implantação das cotas por marcadores sociais da diferença na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Autores

  • Ivonildes da Silva Fonseca Universidade Estadual da Paraíba/Departamento de Educação/Campus III

Palavras-chave:

Cotas -UEPB, Cotas por marcadores sociais da diferença, Política afirmativas -UEPB, Cotas UEPB- graduação e pós-graduação

Resumo

O Brasil, historicamente marcado por desigualdades sociorraciais, teve a persistente atuação da militância negra e de movimentos sociais  que elaboraram inúmeras estratégias para a alteração desse cenário e, em se tratando de políticas de ação afirmativa na educação, a força do ativismo social possibilitou que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Universidade de Brasília (UnB)  fossem pioneiras em instituírem esse tipo de política de cotas. A UEPB acompanhou essa trajetória a partir do entendimento de que a questão da desigualdade educacional provinha do estado de desfavorecimento econômico e assim, em 2006, implantou as denominadas “cotas sociais”. No ano de 2021, com a compreensão de que as barreiras ao acesso ao ensino também se ancoram  nos marcadores sociais da diferença humana, ocorreu a reformulação dos critérios definidores para a garantia do direito à educação universitária nos cursos de graduação e  pós-graduação. Assim, este artigo trata sobre o processo de implantação da política de cotas por marcadores sociais da diferença humana para o acesso ao ensino de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os marcadores da diferença selecionados  asseguram o direito à educação  para  pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans e pessoas com deficiência.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

DA SILVA FONSECA, I. As trilhas da implantação das cotas por marcadores sociais da diferença na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 1–19, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/71498. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO/PARA E COMO NEGRO NO BRASIL: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR