UMA BREVE HISTÓRIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL:

ALGUNS DISCURSOS EM EVIDÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70227

Palavras-chave:

História do Ensino de Filosofia, Ensino de Filosofia, Ensinar a Filosofar

Resumo

No Brasil, o Ensino de Filosofia se tornou um tema de pesquisa que, nos últimos vinte anos, gerou um acervo bibliográfico significativo. Atualmente, a comunidade de pesquisadores/as em Ensino de Filosofia tem afirmado a existência de um campo de conhecimento em seu nome, desde o qual se tem reivindicado a sua institucionalização como uma subárea de pesquisa da Filosofia. Nesse contexto, este artigo pergunta pelos movimentos e discussões em nome do Ensino de Filosofia que o caracterizam historicamente. Portanto, objetiva contar a história recente do Ensino de Filosofia no Brasil, mais precisamente na sua interface com a Educação Básica, relatando-a a partir de três momentos: (1) quando a Filosofia deixa de ser disciplina obrigatória no currículo do, então, segundo grau, entre as décadas de 1960 a 1980; (2) quando a LDBEN/96 reconhece a importância dos conhecimentos de Filosofia na formação escolar, na década de 1990; (3) quando a Filosofia retorna ao currículo do Ensino Médio como disciplina obrigatória. Nesse percurso, caracteriza-se as discussões em cada período considerado e conclui-se que o Novo Ensino Médio coloca ao Ensino de Filosofia uma nova demanda: refletir sobre os sentidos do ensino da Filosofia com base na aprendizagem e avaliação de competências e habilidades.

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Biografia do Autor

Jonathan Dalla Vechia Bugs, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), especialista em Gestão Educacional (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Educacionais e Gestão Educacional e mestre em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Atualmente é estudante nos curso de Pedagogia, da Universidade Franciscana (UFN), e de doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem se dedicado a pesquisar sobre as Políticas Educacionais para o Ensino Médio e suas incidências sobre o Ensino da Filosofia.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

O CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA E A DIDÁTICA DA FILOSOFIA