NOTAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO TEXTO FILOSÓFICO NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70234

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Texto, Unesp

Resumo

No departamento de Filosofia da Unesp em Marília, duas abordagens filosóficas foram historicamente consolidadas: a abordagem histórico-filosófica e a abordagem filosófico-interdisciplinar temática. Essas abordagens possuem peculiaridades em relação aos seus objetos de pesquisa, em relação ao modo como se relacionam com a história da Filosofia e ao modo como entendem o fazer filosófico. Essa dualidade é responsável por alimentar uma disputa dentro do itinerário formativo da instituição, corporificando-se nas aulas da graduação pelo modo como os professores lecionam. Porém, o texto filosófico desempenha um papel comum a ambas as abordagens, tornando-se objeto central na formação em filosofia. Pelo modo como o texto parece ser utilizado, a relação estabelecida em sala de aula entre professor e aluno ocorre através da mediação do texto. Esse tipo de abordagem está assegurado em pressupostos didáticos e pedagógicos, e não propriamente filosóficos. Assim, enquanto as abordagens divergem em seus métodos e focos, o texto filosófico permanece como um elemento unificador, porém, não filosófico. Para abordar a relação entre texto filosófico e a formação em Filosofia, iremos lançar mão de documentos institucionais e de autores que pensam o Ensino de Filosofia.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

PRÁTICAS FILOSÓFICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA