DE PROFESSOR A CURADOR

indústria cultural e a fabricação de flexibilidades no currículo

Autores

Palavras-chave:

Curadoria educacional, Indústria Cultural, Cultura pop

Resumo

Este ensaio discute a fabricação de flexibilidades no currículo escolar por meio de práticas educativas baseadas em produtos da indústria cultural, abordando tanto as potencialidades quanto os riscos associados a essa abordagem. A análise se baseia em uma revisão de literatura narrativa, com destaque para os seguintes eixos teóricos: a evolução da concepção de currículo, a diversidade de perspectivas sobre a flexibilidade curricular, os desafios à atuação docente nesta era de cultura midiática e o uso de produtos da cultura pop como temas geradores. Conclui-se com a proposta de um “professor curador”, que adapta o currículo de modo a preencher suas lacunas com produtos da cultura pop, mas mantendo a consciência das contradições inerentes à industrial cultural, principalmente o seu potencial de alienação.

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Biografia do Autor

Roger dos Santos, Universidade de Sorocaba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba. Docente na Universidade de Sorocaba.

Guilherme Profeta, Universidade de Sorocaba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba. Docente na Universidade de Sorocaba.

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Publicado

21-08-2024

Como Citar

SANTOS, R. dos; PROFETA, G. DE PROFESSOR A CURADOR: indústria cultural e a fabricação de flexibilidades no currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68483, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68483. Acesso em: 18 nov. 2024.

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