REFORMAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS CURRICULARES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

entrevista com a professora Dalila Andrade Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72223

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Reformas Educacionais, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Pandemia da Covid-19

Resumo

As reformas educacionais ocorridas no Brasil e na América Latina, fazem parte do Global Educational Reform Movement que tem, entre suas finalidades, a de acomodar a sociedade às novas necessidades de acumulação do capital. Nessa direção, intensifica as disputas pelo campo da educação, em geral, e do currículo escolar, em particular. Os efeitos dessas reformas nas políticas e práticas curriculares resultam de princípios gerencialistas, via padronização e homogeneização, prestação de contas, responsabilização docente, bem como do controle da gestão escolar, da formação e do trabalho dos professores. Tais processos precisam ser pensados também à luz dos impactos da pandemia da Covid-19, que, dentre outros aspectos, escancararam as desigualdades sociais e educacionais, o movimento da ascensão da extrema direita e seu projeto ultraconservador por meio da educação. A professora Dalila Andrade Oliveira é uma das pesquisadoras na área da educação que, desde os anos de 1990, vem promovendo contundentes contribuições ao debate e ao enfrentamento dessa realidade. Nesta entrevista, a professora compartilha um pouco sobre suas pesquisas recentes vinculadas ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) GESTRADO/UFMG, destacando aspectos importantes para o enfrentamento dos desafios para a redução das desigualdades educacionais demarcadas nas reformas e políticas em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade do Federal de Campina Grande, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Luciana Leandro da Silva, Universidade do Federal de Campina Grande, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora da Universidade Federal de Campina Grande.

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutor em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin. Professor  da Universidade Federal de Pelotas.

Dalila Andrade de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

OLIVEIRA; Dalila A.; PEREIRA JR. Edmilson; CLEMENTINO, Ana Maria (orgs.) Trabajo docente en tiempos de pandemia: una mirada regional latinoamericana. Brasília, DF, Criatus Design e Editora, IEAL/CNTE/Red Estrado, 2021.

Downloads

Publicado

05-12-2024

Como Citar

SANTOS, J. B. dos; SILVA, L. L. da; HYPOLITO, Álvaro M.; OLIVEIRA, D. A. de. REFORMAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS CURRICULARES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: entrevista com a professora Dalila Andrade Oliveira. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e72223, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.72223. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/72223. Acesso em: 17 dez. 2024.