REFORMAS EDUCACIONAIS E DISPUTAS NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES
breve apresentação
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72392Palavras-chave:
Reformas Educacionais, Práticas e Políticas Curriculares, Formação e Trabalho Docente, Disputas CurricularesResumo
Este dossiê é fruto de um esforço colaborativo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande e o Centro de Estudos em Políticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, que há vários anos vêm se dedicando ao estudo acerca das reformas educativas tanto no Brasil como em outros países. O objetivo é contribuir com as discussões sobre os efeitos das reformas educacionais recentes nas práticas e políticas curriculares, no Brasil e no mundo, bem como problematizar as disputas nesse campo. Tais reformas se inserem no movimento mais amplo e de caráter estrutural pautado em princípios gerencialistas, via padronização e homogeneização, responsabilização docente, bem como de mecanismo de disputa pelo controle da formação, do trabalho docente e do currículo escolar.
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Referências
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