REFORMAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS CURRICULARES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
entrevista com a professora Dalila Andrade Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72223Palavras-chave:
Políticas Curriculares, Reformas Educacionais, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Pandemia da Covid-19Resumo
As reformas educacionais ocorridas no Brasil e na América Latina, fazem parte do Global Educational Reform Movement que tem, entre suas finalidades, a de acomodar a sociedade às novas necessidades de acumulação do capital. Nessa direção, intensifica as disputas pelo campo da educação, em geral, e do currículo escolar, em particular. Os efeitos dessas reformas nas políticas e práticas curriculares resultam de princípios gerencialistas, via padronização e homogeneização, prestação de contas, responsabilização docente, bem como do controle da gestão escolar, da formação e do trabalho dos professores. Tais processos precisam ser pensados também à luz dos impactos da pandemia da Covid-19, que, dentre outros aspectos, escancararam as desigualdades sociais e educacionais, o movimento da ascensão da extrema direita e seu projeto ultraconservador por meio da educação. A professora Dalila Andrade Oliveira é uma das pesquisadoras na área da educação que, desde os anos de 1990, vem promovendo contundentes contribuições ao debate e ao enfrentamento dessa realidade. Nesta entrevista, a professora compartilha um pouco sobre suas pesquisas recentes vinculadas ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) GESTRADO/UFMG, destacando aspectos importantes para o enfrentamento dos desafios para a redução das desigualdades educacionais demarcadas nas reformas e políticas em questão.
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Referências
OLIVEIRA; Dalila A.; PEREIRA JR. Edmilson; CLEMENTINO, Ana Maria (orgs.) Trabajo docente en tiempos de pandemia: una mirada regional latinoamericana. Brasília, DF, Criatus Design e Editora, IEAL/CNTE/Red Estrado, 2021.
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