CURRÍCULO

possibilidades atuais para educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.44739

Palavras-chave:

Educação., Currículo., Políticas Curriculares.

Resumo

Este dossiê centra seu campo problemático nesse período histórico, onde os estudos voltados as políticas curriculares se caracterizam e se articulam a partir de conceitos como enunciação, hibridismo, cotidiano e multiplicidade de acontecimentos (PINAR, 2007). A questão principal consistiu em compreender como os movimentos em defesa de setores específicos da educação ampliam o debate com um governo federal, instituído e consolidado como de disputa, em defesa de uma política para a Educação do Campo; Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva e Educação Integral? De que forma estas ações possibilitaram novas políticas curriculares? Quais avanços e retrocessos observam-se nos currículos escolares para estes setores específicos? A materialização do currículo, através da prática pedagógica, conduz as novas vertentes e experiências que ampliam estes corpus teóricos e possibilitam o surgimento de novos itinerários educativos?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professor da Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

APPLE, Michael W. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez, 2000.

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

BALL, S.J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, Stephen J. Global Education Inc.:new policy networks and the neo-liberal imaginary.London: Routledge; New York: Taylor & Francis Group, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petropolis, Rj, vozes, 2008.

LOPES, Alice Casimiro; CUNHA, Erika Virgílio Rodrigues da; COSTA, Hugo Heleno Camilo. Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo Sem Fronteiras, v. 13, n.3, p.392-410, set./dez., 2013.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, nº 39, 2013, 7-23.

MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. 504 p.

PINAR, William F. O que é a Teoria do Currículo?. Tradução da Aba Paula Barros e Sandra Pinto. Porto: Porto Editora, 2007.

ROSA, Sanny Silva. Entrevista com Stephen J. Ball - Privatizações da educação e novas subjetividades: contornos e desdobramentos das políticas (pós) neoliberais. Revista Brasileira de Educação v.18, n.53, p.457-466, abr.-jun, 2013.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

RODRIGUES, A. C. da S. CURRÍCULO: possibilidades atuais para educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–4, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.44739. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/44739. Acesso em: 18 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)