LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

uma cartografia de possibilidades ao atravessar o portão da escola

Autores

Palavras-chave:

Desejo, Agenciamento Coletivo de Enunciação, Cartografia, Cotidiano, Texto

Resumo

O artigo debate acerca da leitura e da produção textual com adolescentes em escola  de Ensino Fundamental do município de Serra/ES, em 2022. O campo problemático busca compreender como os agenciamentos produzidos pelo desejo desses praticantespensantes os impulsionam à leitura e à produção de textos. A metodologia de pesquisa-intervenção pauta-se na cartografia (Deleuze; Guattari, 1995) e nas conversas (Bondía Larrosa, 2003). Problematiza os diálogos entre estudantes de 9º ano e uma professora de língua portuguesa, realizando conexões com a noção de texto como produção de desejo (Larrauri, 2009) e agenciamento coletivo de enunciação (Deleuze; Parnet, 1998) no cotidiano escolar. Como resultados, destaca que os estudantes desejam escrever, mas há pouco interesse de expressarem-se com outras linguagens comunicacionais. Aponta os excessivos cuidados e tempos despendidos com a gramática, em detrimento de outras possibilidades de produção textual, outras semióticas menos estruturantes e mais encarnadas na vida dos sujeitos. Propõe investimentos em equipamentos, infraestrutura e qualificação para a produção dos textos em linguagens virtuais, estruturação das bibliotecas escolares e ampliação do número de estudantes leitores/escritores nas escolas.

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Biografia do Autor

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora da mesma instituição.

Cícero Leão da Cunha, Prefeitura Municipal de Serra, Espírito Santo, Brasil.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, mestrando pela Universidade Federal do Espírito Santo e pedagogo e docente na EMEF Ministro Petrônio Portella, em Serra, Espírito Santo.

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Publicado

22-07-2024

Como Citar

GOMES, L. F. R.; CUNHA, C. L. da. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: uma cartografia de possibilidades ao atravessar o portão da escola. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68276, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68276. Acesso em: 27 jul. 2024.

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