AS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.56421Palavras-chave:
Pensamento complexo. Formação de professores. Teoria da complexidade. Formação docente.Resumo
O artigo tem o objetivo de discutir os pressupostos mais marcantes do pensamento complexo ou teoria da complexidade, sua proposta de construção de conhecimento, bem como algumas implicações para a pesquisa e formação docente. Através de uma abordagem qualitativa, desenvolvemos uma discussão teórica (MORIN, 1998; LIBÂNEO, 2005) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977) de artigos dos periódicos da Capes que trataram do pensamento complexo no contexto da formação de professores. Os resultados revelam que o pensamento complexo é uma teoria significativa na construção do conhecimento na sua totalidade, que estimula o desenvolvimento de uma visão mais ampla, reflexiva, crítica, problematizadora e transformadora, que integra as diferentes dimensões pessoal, social e institucional. Além disso, apontam que no pensamento complexo o conhecimento se constituí na polissemia e profundidade, de forma transversal e inter/multidisciplinar, articulando teoria e prática, sujeito e objeto, subjetividade e objetividade, numa dinâmica que revela a complexidade e contradição das diferentes variáveis que constituem os objetos deste processo, potencializando a formação de um sujeito mais ativo na sociedade.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007.
BEHRENS, Marilda. Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BORGES, Adilson de Souza; RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun. 2020. https://doi.org/10.1590/198053146782
CARVALHO, Alexandre Filordi de. A função-educador na perspectiva da biopolítica e da governamentalidade neoliberal. IHU Ideias. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Ano 14, nº 244, vol. 14, 2016.
EUZÉBIO, Carlos Augusto; ORTIGARA, Vidalcir. Na teoria a prática é outra? Análise do conhecimento esporte nos cursos de formação inicial de professores de educação física no sul catarinense. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 653-669, jul./set. 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRANCO, Izabela Teixeira; TEIXEIRA, Maísa Gomide; AZEVEDO, Denise Barros de; MOURA-LEITE, Rosamaria Cox. A inserção da temática de sustentabilidade na formação de futuros gestores: como os professores se deparam com o assunto? Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 571-607, jul./ago./set. 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, p. 136-167, setembro/2002.
GATTI, Bernadete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001.
GAUTHIER, Clermont [et al]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; LOPES, Bernarda Elana Madureira. Apropriações de uma proposta oficial de formação continuada de alfabetizadores: o que revelam os discursos de professores. Revista Contemporânea de Educação, n. 11, jan./jul., 2011.
MIRANDA, Claudia Furtado de; MARTINS, Pura Lucia Oliver; VICENTIN, Ivana Suski; TORRA, Carlos Henrique Martins. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1465-1493, out./dez. 2018.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
PALHANO, Marco. Pensamento complexo e competências na formação de policiais rodoviários federais. In: SANTOS, Marcos Pereira dos. Formação docente: Importâncias, estratégias e princípios. Volume 2. Curitiba: Bagai, 2020.
PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe; OLIVEIRA, Thais Benetti de. Aprendizagem baseada em projetos e formação de professores: uma possibilidade de articulação entre as dimensões estratégica, humana e sócio-política da didática. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, vol. 12, n. 2, p. 186-203, jul./dic. 2017.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ROZEMBERG Brani; MINAYO, Maria Cecília de Souza. A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciênc. Saúde coletiva, vol.6. n.1. Rio de Janeiro: 2001.
SANTOS, Vanderlei Siqueira dos; BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patrícia Lupion; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Formação de professores numa visão complexa com o auxílio de metodologias e dispositivos em interfaces online. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 31, p. 521-540, set./dez. 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009.
SCHEIBE, Leda. Formação dos profissionais da educação pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.
SCREMIN, Greice; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 38, n. 3, p. 445-455, set.-dez. 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).