CAN LITERATURE BLUR THE LIMITS OF THE BODY IN THE CLASSROOM?
Keywords:
Currículos, Literatura, Juventude, CorpoAbstract
Metodologicamente, esse ensaio propõe fabular um corpo em uma sala de aula. O que quer esse corpo? Objetivamente, borrar os limites do corpo no encontro com a literatura e as juventudes. Quando o corpo estranho – personagem fabulado no encontro com a turma de graduação – invade uma aula para questionar as interpretações, o que ele quer? Começa por questionar a lógica das explicações, os lugares bem delineados da razão, mas, simplesmente, o que faz é tirar do indivíduo central o foco da verdade. A aposta na literatura com as juventudes em um exercício de praticar os currículos como expansão do mundo implica em possibilitar redes de conversações, em expandir as percepções sobre os corpos. Numa roda de conversas literárias há algo na esfera do acontecimento, do incontrolável, com pouco ou nenhum delineamento, que serve de estopim para desencontros das leituras tradicionais da academia. Quantos possíveis habitam uma sala de aula?
Downloads
References
ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em redes. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O sentido da escola. 5. ed. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2008.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Neoliberalismo e governamentalidade de crises no pós-fascismo: que pode a educação? Práxis & Saber, v. 14, n. 38.
CARVALHO, Janete Magalhães. O currículo como comunidade de afetos. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2009.
COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. Traduzido por Edições Antipáticas. São Paulo: n-1 edições, 2016.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, Doisa, 2013.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. 2. ed. Traduzido por Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. Tradução de Ana Lúcia Oliveira, Aurélio Guerra Netto e Celia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012.
DELEUZE, Gilles; PARNET. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
Extra Classe. Magistério está entre as profissões de risco. Disponível em: <https://www.extraclasse.org.br/saude/2010/10/magisterio-esta-entre-as-profissoes-de-risco/>. Acesso em: 04 nov. 2023.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GUATTARI, Félix. Máquina Kafka.Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: n-1 edições, 2022.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Traduzido por Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Traduzido por Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
LAZZARATO, Maurizio. Fascismo ou revolução? Traduzido por Takashi Wakamatsu e Fernando Scheibe. São Paulo: n-1 edições, 2019.
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 198-204, set./dez. 2010.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Currículo, conhecimento e interpretação. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, set./dez., 2017, p. 555-573.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
ROSEIRO, Steferson Zanoni. Fabulate ergo sum: a criação, o currículo e o cuidado com a vida. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, jun., 2021, p. 01-25.
ROSEIRO, Steferson Zanoni; GONÇALVES, Nahun Thiaghor Lippaus Pires; RODRIGUES, Alexsandro. “Colega, senta que o babado é bom!”: escolas, currículos e fuxicos. Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. especial, abr./jun., 2023, p. 6-18.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (im)provável da diferença: e se o outro não estivesse aí? Traduzido por Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
UFMG. Fatores psicossociais e insatisfação com o trabalho provocam adoecimento de professores. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/fatores-psicossociais-e-insatisfacao-com-o-trabalho-provocam-adoecimento-de-professores>. Acesso em: 04 nov. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).