Os sertões armados na historiografia do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (2008-2021)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69203

Palabras clave:

História da Historiografia., História dos sertões., Práticas institucionais.

Resumen

Este texto foi inicialmente preparado para uma apresentação oral pela oportunidade da realização da “VI Jornada Nacional de História dos Sertões: conflitos, guerras e resistências nos sertões”, que por motivos de falta de recursos acabou sofrendo o cancelamento dos Simpósios Temáticos, não tendo sido, portanto, apresentado. Seu conteúdo é fruto de um recorte do objeto de uma pesquisa de doutorado. O artigo analisa a produção historiográfica realizada no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia que aborda conflitos de caráter belicoso ocorridos nos sertões. Todos os trabalhos de conclusão de curso analisados – sendo cinco dissertações e uma tese – foram defendidos no período entre 2008 e 2021. Busca-se, a partir da aplicação de princípios teórico-metodológicos da teoria bourdieusiana dos campos sociais, discutir como as dinâmicas sociais no subcampo disciplinar da História refletem na operação dos eventos sobre os quais se debruçam nesta historiografia e quais concepções de sertão estão implicadas nestas produções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Kleyton de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em História e mestre em História dos sertões pelo Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Caicó/RN), e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História & Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/RN). Bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES.

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. O rapto do sertão: a captura do conceito de sertão pelo discurso regionalista nordestino. In: Revista Observatório: Sertões: imaginários, memórias e políticas. São Paulo (SP), n. 25, p. 21 – 35, maio/nov., 2019.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Prefácio: História local, história nacional. In: SOUSA, Elri Bandeira de; MEDEIROS, Lígia Regina Calado de; Araújo, Edinaura Almeida de (orgs.). Para além dos centenários: história, memória e representações culturais em Pombal (PB). São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 13 – 18.

AMADO, Janaína. Região, Sertão, Nação. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 145-151, 1995.

ARAS, Lina Maria Brandão de; CRUZ, José Vieira da; SANTANA, Pedro Abelardo de. Dossiê Temático: O(s) ser-tão(ões) e suas histórias: narrativas, acontecimentos e temporalidades. In: Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura. São Cristóvão: Editora UFS, Vol. 17, Nº. 33, jul. – dez., p. 10-13, 2023. DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i33.20121

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org). Usos & abusos da história oral. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183-191.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9.ed. Campinas/SP: Papirus, 2008.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Sobre a Avaliação. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao. Publicado em 01/04/2014. Acesso em ago. 2023.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Avaliação Trienal da Pós-graduação (2001-2003): História. Brasília/DF: Diretoria de Avaliação DAV/CAPES, 2004.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Avaliação Trienal (2007-2009): História. Brasília/DF: Diretoria de Avaliação DAV/CAPES, 2010.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Avaliação Trienal (2010-2012): História. Brasília/DF: Diretoria de Avaliação DAV/CAPES, 2013.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Avaliação Quadrienal (2013-2016): História. Brasília/DF: Diretoria de Avaliação DAV/CAPES, 2017.

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Relatório de Avaliação Quadrienal (2017-2020): História. Brasília/DF: Diretoria de Avaliação DAV/CAPES, 2021.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Agnaldo de Sousa Barbosa. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/7871008221742180. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Antônio Fernando Guerreiro Moreira de Freitas. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/1057338718039858. Acesso em set. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Dilton Oliveira de Araújo. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/8010537464706337. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Erivaldo Fagundes Neves. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/5086451205442631. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Eronize Lima Souza. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/0317230653338060. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Friedrich Câmera Siering. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3867504442351679. Acesso em set. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Gabriela dos Reis Sampaio. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/6050013705102457. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: João Reis Novaes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/8261505942203687. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Lina Maria Brandão de Aras. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/1076732028646198. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Lucileide Costa Cardoso. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/9196584596841265. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Luiza Campos de Souza. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2082078237687521. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Maria de Fátima Novaes Pires. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/5879613987505788. Acesso em set. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Maria Hilda Baqueiro Paraiso. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4206330852837470. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Maria José Rapassi Mascarenhas. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4012674743785741. Acesso em set. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Maria Regina Celestino de Almeida. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4601567828530023. Acesso em set. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Pedro Luis Puntoni. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3223164724339362. Acesso em set. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Rafael Sancho Carvalho da Silva. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3975905823848739. Acesso em ago. 2023.

CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Currículo Lattes: Solon Natalício Araújo dos Santos. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/1949159027323511. Acesso em set. 2023.

DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL. História dos Sertões. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9637936494846071. Acesso em ago. 2023.

FICO, Carlos; POLITO, Ronald. A História no Brasil (1980-1989): elementos para uma avaliação historiográfica. Ouro Preto: UFOP, 1992.

GRENFELL, Michael (org.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

NOVAES, João Reis. Tecelões da (des)ordem: cotidiano e policiamento nos sertões da Bahia (1891-1930). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

PPGHC (Programa de Pós-Graduação em História / CERES). Apresentação. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=11655. Acesso em ago. 2023.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH/UFBA). Disponível em: https://ppgh.ufba.br/pt-br. Acesso em ago. 2023.

SANTOS, Wagner Geminiano dos. A invenção da historiografia brasileira profissional, acadêmica: geografia e memória disciplinar, disputas político-institucionais e debates epistemológicos acerca do saber histórico no Brasil (1980-2012). Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Dados do Projeto de Pesquisa. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/pesquisa/projetoPesquisa/criarProjetoPesquisa.do?dispatch=viewProjeto&idProjeto=91830769. Acesso em ago. 2023.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

MEDEIROS, E. K. de. Os sertões armados na historiografia do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (2008-2021). Saeculum, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 49–70, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69203. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69203. Acesso em: 22 dic. 2024.