HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E INTERCULTURALIDADE: PERCURSOS METODOLÓGICOS NA HISTÓRIA ENSINADA
Mots-clés :
Patrimônio Cultural, Ensino de História. InterculturalidadeRésumé
Este artigo analisa a fundamentação do patrimônio, interculturalidade e história ensinada, que faz parte da pesquisa, sobre “ recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio cultural”. Tem-se o princípio de abordagem sobre o patrimônio histórico cultural como o entendimento e sentido histórico que os estudantes e professores consideram sobre a preservação e ensino de história. Metodologicamente as concepções sobre patrimônio cultural e Educação Histórica, relacionam-se com as imagens do centro histórico de Três Lagoas/MS, a quais foram utilizadas como possibilidades de análise e leitura sobre o uso de patrimônio histórico regional com estudantes do 8º ano de uma Escola Pública de Três Lagoas/MS. Os elementos que constituem o patrimônio histórico e sua representação na sociedade, inserem as concepções das diferentes culturas e sua contribuição para o mosaico de diferentes espaços de memória, de lugares de memória e das narrativas sobre o passado, concebidos pelas inquietações do presente.Téléchargements
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Publiée
2016-12-31
Comment citer
ZARBATO, J. A. M. HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E INTERCULTURALIDADE: PERCURSOS METODOLÓGICOS NA HISTÓRIA ENSINADA. Saeculum, [S. l.], n. 35, p. 47–60, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/28831. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê