“Para que serve a história?”
O que pensam os professores em formação inicial?
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65242Mots-clés :
História, Interpretação, Ensino, Formação docente inicialRésumé
O artigo analisa como um grupo de 51 estudantes matriculados em duas turmas (uma inicial e outra concluinte) de um curso de licenciatura atribui sentidos e significados à história. Como metodologia, foi aplicado um questionário com oito perguntas (quatro fechadas e quatro abertas). Através dos procedimentos quanti-qualitativos foram elaboradas tabelas com os dados das questões fechadas sobre gênero, período do curso, cor e idade. Na etapa seguinte foi construído quadros com as respostas da primeira questão aberta (para que serve a história?), se constituindo no foco de análise do presente artigo. Pelas respostas apresentadas, se conclui que a história é identificada predominantemente com a dimensão acadêmica, está diretamente associada à relação com o tempo, e este é, majoritariamente, o passado. Também foi possível perceber que não existem diferenças substanciais entre os sentidos atribuídos pelos discentes matriculados no início do curso e aqueles concluintes.
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