GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA

reflexões acerca do currículo em universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62174

Palavras-chave:

Educação, Corpo, Cultura Física

Resumo

Neste estudo, buscamos analisar como as disciplinas que abordam gênero e sexualidade estão organizadas no currículo de cursos de licenciatura em Educação Física nas Universidades Federais brasileiras, a partir de Projetos Pedagógicos de Cursos. Para tanto, utilizamos de uma investigação do tipo documental, a qual nos permitiu identificar 16 disciplinas. A partir de orientação da análise de conteúdo aplicada às ementas, identificamos três dimensões, criadas a partir de nossas interpretações, quais sejam: dimensões socioculturais  e identitárias do corpo; dimensões Político-Pedagógicas; e dimensões Empírico-Investigativas. Como resultado, reconhecemos como as temáticas “gênero” e “sexualidade”, quando pensadas no cenário brasileiro, ainda se materializam timidamente no currículo. Entretanto, as disciplinas identificadas acenam para o propósito de desafiar enquadramentos de gênero e sexualidade na educação física, o que contribui para uma formação atenta às diferenças e à justiça social no campo das práticas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriella Gonçalves Mendes da Silva, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Licenciada em Educação Física junto à Universidade Federal de Mato Grosso e mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina e docente da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALTMANN, Helena. Diversidade sexual e educação: desafios para a formação docente. Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 13, p. 69-82, 2013.

ARAÚJO, Ana Beatriz Carvalho de; DEVIDE, Fabiano Pries. “GÊNERO” E “SEXUALIDADE” NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: uma análise dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior públicas do rio de janeiro. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 25-41, Não é um mês valido! 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/21840/pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.

ARAÚJO, Gabriela Gomes; SILVA, Andréa Costa da. Gênero e Sexualidade na Licenciatura em Educação Física (EEFD/UFRJ): reflexões a partir do projeto político pedagógico. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 36-59, dez. 2019. Disponível em: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2244. Acesso em: 17 jun. 2021

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro.

BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, p. 549-559, ago. 2011.

BRUCE, Toni.; RANKINE, Jenny.; NAIRN, Raymond. Critical discourse analysis. In SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. London and New York: Routledge International Handbooks, 2017.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. Tradução de: Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e a subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

CARNEIRO, Stania Nagila Vasconcelos; VIEIRA, Alessandra Bandeira; ALVES, Mariza Maria. A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE: diferenças nas práticas pedagógicas dos professores licenciados e bachareis no curso de educação física em uma IES em Quixadá-CE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 527–541, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.31010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.31010. Acesso em: 7 fev. 2022.

COLLING, Leandro. Gênero e sexualidade na atualidade. Superintendência de Educação a Distância, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30887. Acesso em: 02 de nov, 2020.

COUTO, Maria Aparecida Sousa. Masculinidades e Feminilidades: a construção de si no contexto escolar. Aurora, Marília, v. 4, n. 1, p. 114-123, 2011. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1249, Acesso em: 23 de julho de 2021.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento (Esefid/Ufrgs), [S.L.], v. 2, n. 2, p. 24-28, 18 ago. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2184.

D'AMORIM, Maria Alice. Estereótipos de gênero e atitudes acerca da sexualidade em estudos sobre jovens brasileiros. Temas Psicologia, Ribeirão Preto, v. 5, n. 3, dez. 1997, n.p. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300010. Acesso em: 23 jul. 2021

DEVIDE, Fabiano Pries. et al. Estudos de gênero na Educação Física Brasileira. Motriz, Rio Claro, v.17 n.1 p.93-103, 2011.

DEVIDE, Fabiano Pries. Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer. In: Gênero e sexualidade no esporte e na educação física [recurso eletrônico]. Natal, RN : EDUFRN, v. 6, p.91-105, 2020.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999. 152 p. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque.

FRANCOMBE-WEBB, Jessica; SILK, Michael L.; BUSH, Anthony. Critical corporeal curricula, praxis and change. In SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. London and New York: Routledge International Handbooks, 2017.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 09 de junho de 2021.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s. l],p. 71-83, mar. 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A contribuição dos estudos de gênero e feministas para o campo acadêmico-profissional da educação física. In: DORNELES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (org.). Educação física e gênero: desafios educacionais. Unijuí: Ijuí: Ed, 2013. Cap. 1. p. 23-43.

HIRANO, Luis Felipe Kojima. Marcadores sociais das diferenças: rastreando a construção de um conceito em relação à abordagem interseccional e a associação de categorias. In: HIRANO, Luis Felipe Kojima; ACUÑA, Mauricio; MACHADO, Bernardo Fonseca (org.). Marcadores sociais das diferenças: fluxos, trânsitos e intersecções. Goiânia: Imprensa Universitária, 2019. p. 258.

IWAMOTO, Thiago Camargo; AMORIM, Wanderson Alves; SEABRA, André Luis dos Santos. Docência universitária e a formação de professores de Educação Física: a relação entre conteúdos e gênero. Periódicus, [S. I.], v. 2, n. 14, p. 122-142, nov. 2020.

JESUS, Marcelo Siqueira; AGUIAR, Alan Silva. CAMINHO CON(DI)VERGENTE PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DO CAMPUS JK DA UFVJM. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 849–865, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54715. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54715. Acesso em: 7 fev. 2022.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones, Colômbia, v. 14, n. 2, p. 55-73, jul. 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/322589335.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

LOURO, Guacira Lopes. A emergência do gênero. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós- estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. 179 p.

LUZ, Diego Ubiratan Bezerra da; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS/NOS COTIDIANOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–13, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57423. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57423. Acesso em: 7 fev. 2022.

MARANI, Vitor Hugo; LIMA, Reginaldo Calado de; MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de. Dimensões da cultura na Educação Física brasileira. In: LARA, Larissa Michelle; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de; MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de (Org.). Educação Física e Cultura na América Latina. Maringá: Eduem, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. O Currículo Cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista E-Curriculum, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 4, 1 abr. 2018. Portal de Revistas PUC SP. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p4-28.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Schwarcz S.A., 2019. 136 p. Disponível em: http://www.stiueg.org.br/Documentos/7/582.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.

RICH, Emma; SANDLIN, Jennifer A. Physical cultural studies and public pedagogies. In SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. London and New York: Routledge International Handbooks, 2017.

SILK, Michael.; ANDREWS, David. L. Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n.1, p. 4-35, 2011.

SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly. Introduction. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Ed.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017, p. 1-12.

OLIVEIRA, Wenderson Silva; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. CURRÍCULOS, COTIDIANO(S) E INTERSECCIONALIDADE: por um currículo-(r)existência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 72–83, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50701. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/50701. Acesso em: 7 fev. 2022.

SILVA, Leonardo Agostinho da; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. CURRÍCULO, SEXUALIDADE E AÇÃO DOCENTE: desdobramentos discursivos e os sentidos produzidos no contexto escolar . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 820–833, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54710. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54710. Acesso em: 7 fev. 2022.

SILVA, Susana Veleda. Os Estudos de Gênero no Brasil: algumas considerações. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SOUZA, Elaine de Jesus; SANTOS, Claudiene; SILVA, Joilson Pereira da. Educação Sexual na Escola: concepções e modalidades didáticas de docentes sobre sexualidade, gênero e diversidade sexual. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v. 3, n. 3, p. 51-62, jun. 2015.

THORPE, Holly; BARBOUR, Karen.; BRUCE, Toni. “Wandering and Wondering”: Theory and Representation in Feminist Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, [s.l.], v. 28, n. 1, p.106-134, 2011.

THORPE, Holly.; MARFELL, Amy. Feminism and the Physical Cultural Studies Assemblage: Revisiting Debates and Imagining New Directions. Leisure Sciences, [s.l.], v. 41, n. 1-2, p.17-35, 2019.

VIGANO, Samira de Moraes Maia; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. GÊNERO E SEXUALIDADE: concepções e discussões acerca da educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 209–222, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670. Acesso em: 7 fev. 2022.

WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; DORNELLES, Priscila Gomes. Caminhos Teóricos e Políticos do trato com a sexualidade na Educação Física: uma análise inicial das produções na área (2001-2015). In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (Org.). Educação Física e Sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Unijuí, 2017. p. 160.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

SILVA, G. G. M. da; MARANI, V. H. GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: reflexões acerca do currículo em universidades federais brasileiras. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62174. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62174. Acesso em: 18 dez. 2024.