DO ESPAÇO AO LUGAR

a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67263

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Educação Ambiental Crítica, Apego ao lugar, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente artigo parte da premissa da importância que têm os coletivos na construção de um novo espaço pedagógico. O texto foi elaborado a partir de um recorte do estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, localizada no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, Brasil. A investigação objetiva a análise crítica e reflexiva do processo de apropriação e do sentimento de pertencimento na construção coletiva da horta pedagógica agroecológica da unidade escolar. As sequências didáticas foram desenvolvidas entre maio de 2021 e maio de 2023. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação, complementado por rodas de conversa. Contou com a participação direta de 350 estudantes pertencentes a 9 turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, 10 docentes, 1 coordenadora pedagógica, 2 diretoras, 2 agentes educacionais, 3 merendeiras, 2 pessoas de manutenção e 1 pesquisadora. Para a coleta de resultados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas e a sistematização de sentimentos das crianças por meio de nuvens de palavras produzidas coletivamente. Observou-se, ao longo da construção coletiva na horta, que as/os estudantes foram ganhando seu próprio lugar, tendo voz e autonomia, gerando um sentimento de cuidado, carinho e identidade, pois o espaço lhes pertence. Esse sentimento favoreceu a consolidação e a real introjeção do aprendizado, estimulando os fazeres-saberes.

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Biografia do Autor

Yayenca Frachia Yllas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Heloisa de Camargo Tozato, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Brasil.

 Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo e Pesquisadora da Associação de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental.

Heloisa Teixeira Firmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

YLLAS, Y. . F.; TOZATO, H. de C. .; FIRMO, H. T. DO ESPAÇO AO LUGAR: a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67263. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67263. Acesso em: 14 jul. 2024.