DO ESPAÇO AO LUGAR

a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67263

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Educação Ambiental Crítica, Apego ao lugar, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente artigo parte da premissa da importância que têm os coletivos na construção de um novo espaço pedagógico. O texto foi elaborado a partir de um recorte do estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, localizada no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, Brasil. A investigação objetiva a análise crítica e reflexiva do processo de apropriação e do sentimento de pertencimento na construção coletiva da horta pedagógica agroecológica da unidade escolar. As sequências didáticas foram desenvolvidas entre maio de 2021 e maio de 2023. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação, complementado por rodas de conversa. Contou com a participação direta de 350 estudantes pertencentes a 9 turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, 10 docentes, 1 coordenadora pedagógica, 2 diretoras, 2 agentes educacionais, 3 merendeiras, 2 pessoas de manutenção e 1 pesquisadora. Para a coleta de resultados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas e a sistematização de sentimentos das crianças por meio de nuvens de palavras produzidas coletivamente. Observou-se, ao longo da construção coletiva na horta, que as/os estudantes foram ganhando seu próprio lugar, tendo voz e autonomia, gerando um sentimento de cuidado, carinho e identidade, pois o espaço lhes pertence. Esse sentimento favoreceu a consolidação e a real introjeção do aprendizado, estimulando os fazeres-saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yayenca Frachia Yllas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Heloisa de Camargo Tozato, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Brasil.

 Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo e Pesquisadora da Associação de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental.

Heloisa Teixeira Firmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Referências

AFONSO, Maria Lúcia Miranda; ABADE, Flávia Lemos. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.

ALBANUS, Lívia Luciana Ferreira. Ecopedagogia: educação e meio ambiente. Obra organizada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). – Curitiba: Ibpex, 2008.

ANDERSEN, Lori; WARD, Thomas J. Expectancy-value models for the STEM persistence plans of ninth-grade, high-ability students: A comparison between black, hispanic, and white students. Science Education, [s. l.], v. 98, n. 2, p. 216–242, 2014.

BRASIL. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República: Leis Ordinárias. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 10/05/2023

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral.Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. ISBN: 978-857783-136-4. Disponível em: https://tinyurl.com/mecDCN Consultado em Mar. de 2023

Ministério de Educação do Brasil . Base Nacional Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/BNCCBR Consultado em Jun. de 2021

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2004. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf Consultado em 16/05/2023

CAVALCANTE, Sylvia; NÓBREGA, Lana Mara Andrade. Espaço e lugar. Temas básicos em psicologia ambiental. p.182-189, 2011. Disponível em: https://psiambiental.files.wordpress.com/2016/03/cavalcante-nobrega-2011-espaco-lugar.pdf Acesso em: 20/11/2022.

CECCON, S. Educação ambiental crítica e a prática de projetos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012.

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO ERNESTO (EMPE). Projeto Político Pedagógico ano referência 2021. Rio de Janeiro: SME-EMPE, 2021

ELALI, Gleice Azambuja; DE MEDEIROS, Thaís Feijó. Apego ao lugar. Temas básicos em psicologia ambiental. p.53-62, 2011. Disponível em: https://psiambiental.files.wordpress.com/2016/03/elali-medeiros-2011-apego.pdf Acesso em: 21/11/2022.

FRACALANZA, Hilário; DO AMARAL, Ivan Amorosino; GOUVEIA, Mariley Simoes Floria. Ensino de ciências: no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo : Peirópolis, 2000

GARCIA, Alexandra; BOTELHO, Nathália. CURRÍCULOS COTIDIANOS: questões quanto aos processos formativos e a produção de conhecimentos com professores. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/53206/31948 Acesso em: 19/06/2023.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. Ed–São Paulo, 2002.

LESTINGE, Sandra Regina. Olhares de educadores ambientais para estudos do meio e pertencimento. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2004.

LORENZI, Karina Smania et al. Guia de atividades: educando com a horta. 1. ed. Florianópolis: Cepagro. v. 1. 116p., 2019.

MÉLLO, Ricardo Pimentel et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, v.19, n.3, p. 26-32, 2007.

MINAYO, Maria Cecília S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. Disponivel em: https://tinyurl.com/MINAYO2007 Acesso em junho de 2022.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1986.

MONTERO, Maritza. Hacer para transformar. Buenos Aires: Paidós, 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 22/2/2019.

MORICONI, Lucimara Valdambrini. Pertencimento e identidade. Campinas, SP., 2014.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos Praticados: regulação e emancipação no cotidiano escolar. XXVI Reunião anual da ANPEd. Poços de caldas: 2003. 19 p. Disponível em: < http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/inesbarbosadeoliveira.pdf>. Acesso em: 15 /05/2023.

PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. / Ana Primavesi.--2.ed.rev.--São Paulo : Expressão Popular. 205p. : il., 2016a

PRIMAVESI, Ana Manejo ecológico de pragas e doenças: técnicas alternativas para a produção agropecuária e defesa do meio ambiente (p. 137). Nobel, 2016b.

PRIMAVESI, Ana. Cartilha da terra. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

SILVA, Elizabete Cristina Ribeiro; FONSECA, Alexandre Brasil. Hortas em escolas urbanas, Complexidade e transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 3, p. 35-54, 2011.

SOUZA, Manuel de; DORNELES, Aline. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR: reflexões na área STEM. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n1.62952. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62952. Acesso em: 16 maio. 2023.

SPELLER, Gerda. A importância da vinculação ao lugar. In L. SOCZKA (Ed.), Contextos humanos e psicologia ambiental (pp.133-167). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/368685583/A-Importancia-Da-Vinculacao-Ao-Lugar Acesso em: 22 /11/2022

SÜSSEKIND, M. L.; LOPES , C. T. . A “TIA DOS BICHOS” : currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 368–380, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51686. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51686. Acesso em: 11/05/2023.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986, 15, 16 p.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. (Tradução de Lívia de OLIVEIRA) Londrina: Eduel, 2013. 248p.

TUAN, Yi-Fu. Lugar: uma perspectiva experiencial / Place: an experiential perspective. Geograficidade, v. 8, n. 1, p. 4-15, 28 out. 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/27150/pdf Acesso em: 22/11/2022

VANDERLINDE, Rosângela Bonetti et al. Permacultura na escola: a construção do conhecimento a partir da horta escolar. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/235892/vanderlinde_2022.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 4/7/2023.

YLLAS, Yayenca; TOZATO, Heloisa; JESUS, Maria Priscila; VENDRAMINI, Ana Lucia; FIRMO, Heloisa. Plantando, colhendo e degustando quiabo da horta escolar: ecopedagogia e educação ambiental crítica. In: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - CoBICET, 2022a. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/cobicet2022/515408-plantando-colhendo-e-degustando-quiabo-da-horta-escolar--ecopedagogia-e-educacao-ambiental-critica/ Consultado em Mai. 2023.

YLLAS, Yayenca; TOZATO, Heloisa; VENDRAMINI, Ana Lucia; FIRMO, Heloisa. Jardim de chuva na escola municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro: a água como ferramenta transdisciplinar de educação ambiental. In: I Seminário de Educação Ambiental da Redagua (Rede de Conservação das Águas da Guanabara). Niterói. Anais do I Seminário de Educação Ambiental da Redagua, 2022b.

FIRMO, Heloisa. Contribuição do Planejamento Dialógico na Construção de Escolas Democráticas Rumo à Cidadania Planetária. SciELO Preprints, 2023a. Disponível em: https://tinyurl.com/yllas2023a . Acesso em: 4 jun. 2023.

YLLAS, Yayenca; TOZATO, Heloisa; GOMES, Gabriella; VENDRAMINI, Ana Lucia; FIRMO, Heloisa. Trampas cromáticas en el huerto escolar: ecopedagogía, agroecología y educación ambiental crítica. Bio-grafía, [S. l.], 2023b. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/18354. Acesso em: 10 may. 2023.

Downloads

Publicado

30-08-2023

Como Citar

YLLAS, Y. . F.; TOZATO, H. de C. .; FIRMO, H. T. DO ESPAÇO AO LUGAR: a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67263. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67263. Acesso em: 24 nov. 2024.