COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68926

Palavras-chave:

Cotidiano, Escola, Aprenderensinar, Estética, Arte, Resistência

Resumo

O presente Dossiê objetiva apresentar pesquisas que têm como campo problemático diferentes processos de criação do aprenderensinar, destacando as experimentações estéticas que irrompem com os acontecimentos, com os encontros e com os fazeressaberes, em meio aos espaçostempos praticados nos múltiplos cotidianos das escolas. Trata-se de uma aposta ético-estético-política na potência das práticasteorias cotidianas que combatem determinismos, opressões, exclusões, entre outros tantos mecanismos de diminuição das vidas, produzindo, assim, outros sentidos de educação e de sociedade. Partimos da força da arte como um ato de resistência, como uma linguagem das sensações que nos força a pensar o mundo de outros modos e a experimentar outros possíveis de vida. Só com a arte podemos viver outros mundos que não o nosso. Como defendia Nietzsche, “temos a arte para não morrer da verdade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Simão de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da mesma instituição.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles , Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da mesma instituição.

Referências

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2019.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MBEMBE, A. Brutalismo. São Paulo: n-1 Edições, 2021.

ROSA, H. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

TSING, A. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

Downloads

Publicado

28-12-2023

Como Citar

FREITAS, A. S. de .; FERRAÇO, C. E. .; SALLES , C. G. N. L. de . COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–10, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.68926. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68926. Acesso em: 4 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>