COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68926Palavras-chave:
Cotidiano, Escola, Aprenderensinar, Estética, Arte, ResistênciaResumo
O presente Dossiê objetiva apresentar pesquisas que têm como campo problemático diferentes processos de criação do aprenderensinar, destacando as experimentações estéticas que irrompem com os acontecimentos, com os encontros e com os fazeressaberes, em meio aos espaçostempos praticados nos múltiplos cotidianos das escolas. Trata-se de uma aposta ético-estético-política na potência das práticasteorias cotidianas que combatem determinismos, opressões, exclusões, entre outros tantos mecanismos de diminuição das vidas, produzindo, assim, outros sentidos de educação e de sociedade. Partimos da força da arte como um ato de resistência, como uma linguagem das sensações que nos força a pensar o mundo de outros modos e a experimentar outros possíveis de vida. Só com a arte podemos viver outros mundos que não o nosso. Como defendia Nietzsche, “temos a arte para não morrer da verdade”.
Downloads
Métricas
Referências
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2019.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MBEMBE, A. Brutalismo. São Paulo: n-1 Edições, 2021.
ROSA, H. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
TSING, A. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.