COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68926Palavras-chave:
Cotidiano, Escola, Aprenderensinar, Estética, Arte, ResistênciaResumo
O presente Dossiê objetiva apresentar pesquisas que têm como campo problemático diferentes processos de criação do aprenderensinar, destacando as experimentações estéticas que irrompem com os acontecimentos, com os encontros e com os fazeressaberes, em meio aos espaçostempos praticados nos múltiplos cotidianos das escolas. Trata-se de uma aposta ético-estético-política na potência das práticasteorias cotidianas que combatem determinismos, opressões, exclusões, entre outros tantos mecanismos de diminuição das vidas, produzindo, assim, outros sentidos de educação e de sociedade. Partimos da força da arte como um ato de resistência, como uma linguagem das sensações que nos força a pensar o mundo de outros modos e a experimentar outros possíveis de vida. Só com a arte podemos viver outros mundos que não o nosso. Como defendia Nietzsche, “temos a arte para não morrer da verdade”.
Downloads
Métricas
Referências
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politéia, 2019.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática dos conflitos sociais. São Paulo: 34, 2003.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MBEMBE, A. Brutalismo. São Paulo: n-1 Edições, 2021.
ROSA, H. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
TSING, A. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.