v. 13 n. Especial (2020): PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA: debates em um contexto de proeminências conservadoras

					Visualizar v. 13 n. Especial (2020): PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA: debates em um contexto de proeminências conservadoras
Publicado: 08-04-2023

Apresentação

  • PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA debates em contexto de proeminências conservadoras – introduzindo a questão

    William Ribeiro, Ana Ivenicki , Rafael Ferreira de Souza Honorato
    670-677
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v13iEspecial.56633

Seção Especial

  • DIFERENÇAS, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DECOLONIALIDADE temas insurgentes

    Vera Maria Candau
    678-686
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949
  • EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL desafios para a BNCC e formação docente

    Mylene Cristina Santiago, Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Abdeljalil Akkari
    687-699
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54368
  • “PROFESSOR POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?” práticas de significação no currículo de História

    Bruno Fernando Castro, Alice Casimiro Lopes
    700-710
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54950

Artigos

  • CALEIDOSCÓPIO DO SER E DOS TEMPOS NO CURRÍCULO quando as diferenças transbordam no cotidiano escolar

    Luka de Carvalho Gusmão, Alan Willian de Jesus, Luciana Marques
    711-725
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54741
  • UNIVERSALISMO, PLURALISMO EPISTEMOLÓGICO E MULTICULTURALISMO CRÍTICO problematizando a possibilidade de uma nova posição epistemológica

    Isabela Santos Correia Rosa, Rosiléia Oliveira de Almeida , Catiana Santos Correia Santana
    726-742
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54136
  • RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E CONHECIMENTO PARA CURRÍCULO E CULTURA algumas notas sobre tais deslocamentos

    Elsa Midori Shimazaki, Dineia Ghizzo Neto Fellini
    743-752
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54496
  • UMA AULA DE HISTÓRIA NÃO NARCÍSICA

    Nilton Mullet Pereira, Gabriel Torelly
    753-767
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53988
  • CURRÍCULO DE LETRAS (PORTUGUÊS-ESPANHOL) entre o reconhecimento e a negação da Afro-latinidade

    Rafael dos Santos Lazaro, Claudia Miranda
    768-780
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54398
  • DIRETRIZES CURRICULARES DE ARTE (2008) E CREP-ARTE (2020) da pedagogia histórico-crítica ao limbo teórico

    Alinne Martins de Souza, Juliana Aparecida Poroloniczak
    781-793
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907
  • INCLUSÕES DE ALUNOS SURDOS sinalizações da diferença mediante o pressuposto curricular de “Educação Para Todos"

    Silvana Matos Uhmann, Maria Simone Vione Schwengber
    194-807
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54745
  • EM OUTRAS PALAVRAS Um currículo intercultural no ensino de História para alunos surdos

    Celeste Azulay Kelman, Paulo José Assumpção dos Santos
    808-819
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54416
  • CURRÍCULO, SEXUALIDADE E AÇÃO DOCENTE desdobramentos discursivos e os sentidos produzidos no contexto escolar

    Leonardo Agostinho da Silva, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
    820-833
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54710
  • “REGRAS SÃO REGRAS, MESMO QUANDO ELAS NÃO EXISTEM” pânico moral e multiculturalismo em práticas docentes

    Marcio Caetano, Paulo Melgaço da Silva Junior
    834-848
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54709
  • CAMINHO CON(DI)VERGENTE PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DO CAMPUS JK DA UFVJM

    Marcelo Siqueira Jesus, Alan Silva Aguiar
    849-865
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54715
  • PROTAGONISMO INDÍGENA NA PÓS-GRADUAÇÃO decolonizando o currículo e o espaço universitário

    Adir Casaro Nascimento, Carlos Magno Naglis Vieira, Antônio Hilário Aguilera Urquiza
    866-873
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54471
  • NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE UM GRUPO DE MIGRANTES

    Filomena Maria Arruda Monteiro, Carlos Alberto Caetano
    874-883
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54417
  • O CONCEITO DE CRIATIVIDADE DOCENTE demandas urgentes para tempos de ausências

    Camila Vieira, Silvia Gabrielle Braz Coimbra
    884-896
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54574
  • FISSURAS CURRICULARES NA PROFISSÃO DOCENTE narrativas pedagógicas na/com a diversidade

    Jane Adriana Vasconcelos Rios, Graziela Ninck Dias Menezes
    897-908
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54550
  • “DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE” debatendo seu espaço no currículo

    Maria Vitória Maia, Edson Miyata
    909-922
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54549
  • CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED perfil institucional e alinhamentos com internacionalização

    Juares da Silva Thiesen
    923-934
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53976

Demanda Contínua

  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E (SEMI) FORMAÇÃO quais os dilemas para a escola atual?

    Ademir Henrique Manfré
    935-945
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.44981
  • AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO uma análise da área da linguagem

    Néri Emílio Soares Júnior, Ana Cristina Viera Lopes Romeiro
    946-955
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45466
  • O PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA ALÉM DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PLANO DE AULA

    Lívia Santos Brisolla, Renata Machado de Assis
    956-966
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45583

Resenhas

  • ESTUDO DE CASO um tipo de pesquisa para o estudo de fenômenos educacionais

    Diana Salomão
    967-970
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.55143
  • ESTUDOS SOBRE GÊNERO algumas considerações

    Mayra Silva Santos
    971-973
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54577