O PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA ALÉM DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE UM PLANO DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45583Palavras-chave:
Planejamento de ensino, Organização do trabalho pedagógico, Elementos estruturantes de um plano de aulaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, do ponto de vista teórico, as concepções, as contribuições e os elementos de uma organização didática da aula que fundamentam o planejamento de ensino, por meio dos resultados de uma revisão integrativa de literatura. Assim, propõe-se repensar sua relevância para a organização do trabalho pedagógico da escola e da sala de aula a fim de recuperar o seu espaço no âmbito educacional. Defende-se o planejamento de ensino como um processo contínuo de reflexão, previsão e decisão acerca do trabalho pedagógico com vistas a aproximar escola e realidade social. Na discussão, aponta-se para a necessidade de transcender a atividade de planejamento que se apresenta burocrática, fragmentada e instrumental para percebê-la como um processo participativo, reflexivo, flexível, integrador e contínuo. Portanto, conclui-se a necessidade de repensar o planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula, que integre a escola e o contexto social na contramão da fragmentação do conhecimento, dos processos e das relações.
Downloads
Métricas
Referências
ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 9-11, jan. mar/2014.
FREITAS, Luiz Carlos de. Organização do trabalho pedagógico. Revista Estudos, Novo Hamburgo-RS, v. 13, n. 1, p.10-18, jul. 1991.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOPES, Antonia Osima. O Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a didática. São Paulo: Cortez, 1991. p. 41-52.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22a ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PILETTI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 1990.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 36a ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVA, Edileuza Fernandes. O planejamento no contexto escolar: pela qualificação do trabalho docente e discente. In: VILLAS BOAS, Benigna (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017. p. 25-38.
TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11a ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1995.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 267-298.
VILLAS BOAS, Benigna. O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e dos estudantes. In: VILLAS BOAS, Benigna (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017. p. 13-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.