QUANDO OS MAIORES MEDOS NÃO SÃO POSSÍVEIS, SÃO PROVÁVEIS

metodologia e ética na pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64761

Palavras-chave:

conversa, estudos do cotidiano, curriculo, ética na pesquisa, criação curricular

Resumo

O presente artigo apresenta as metodologias de conversas, de pesquisa com os cotidianos e de escrevivências que se desenvolveram na pesquisa de doutoramento, junto a questões éticas que enfrentamos ao narrar sobre as criações curriculares com cotidianos de uma escola pública da periferia na Baixada Fluminense/RJ, contemplada pelo Edital FAPERJ de “Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021” para desenvolvimento do projeto “Linguagens plurais: sons, saberes e sabores”. Educação, democracia, interseccionalidade são tecidas em narrativas como enfrentamento ao capitalismo, ao colonialismo e ao patriarcado, fazendo-se prática de pesquisa, formação e escrita curricular. O texto traz o debate sobre manter o anonimato da escola, de estudantes, de profissionais da educação e da comunidade, questão metodológica que atravessou a pesquisa, o debate com a banca na qualificação e com a orientação sobre a proteção para tempos de ódio. Refletimos sobre o “direito de aparecer” da escola, diante de políticas públicas de controle de currículos como a Base Nacional Comum Curricular, por exemplo, e seguimos apresentando as metodologias de pesquisa com os cotidianos, com as conversas e com a criação literária. A escolapesquisada, desta forma, é tudo isso e não é nada disso.

 

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Biografia do Autor

Maria Luiza Süssekind, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Silvia Tkotz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutoranda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Orientadora pedagógica na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

SÜSSEKIND, M. L.; TKOTZ, S. . QUANDO OS MAIORES MEDOS NÃO SÃO POSSÍVEIS, SÃO PROVÁVEIS: metodologia e ética na pesquisa. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64761. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64761. Acesso em: 19 dez. 2024.