DOSSIÊ: IMPRENSA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
Resumo
No Brasil, a imprensa periódica surgiu há um pouco mais de duzentos anos. Ao longo desse tempo, nas páginas dos mais diversos jornais e revistas, foi revelada (e ainda é) uma tradição da escrita jornalística - a de se centrar no presente, no cotidiano. Ao buscar os flagrantes dos fatos, os periódicos apresentam um modo de narrar próprio que molda os acontecimentos, em que a palavra escrita, controlada pelas figuras do redator e do editor, estabelecia o que poderia circular, considerando suas filiações partidárias ou não. De sua origem até os dias atuais, a função da imprensa é de divulgar notícias que podem ser entendidas, de um modo geral, como relatos sobre os acontecimentos transmitidos por determinados veículos de comunicação.
[...]
Downloads
Referências
Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.24, n. Especial, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).