MEMÓRIAS EDUCACIONAL E POLÍTICA DE UMA PROFESSORA DO RIO GRANDE DO NORTE (1978-2008)
EDUCATIONAL AND POLITICAL MEMORIES OF A TEACHER OF RIO GRANDE DO NORTE (1978-2008)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.36556Palavras-chave:
Memória, Docência, PolíticaResumo
Este estudo pretendeu dar visibilidade às memórias de uma professora do Rio Grande do Norte, Valdilene Verônica de Albuquerque Lobo e analisar sua trajetória educacional e seu engajamento político e social na cidade de Pau dos Ferros – RN, entre os anos de 1978 e 2008. O interesse pela história dessa professora surgiu porque, quando tomamos conhecimento da trajetória de mulheres educadoras engajadas politicamente nos movimentos sindicais e sociais de Pau dos Ferros, nossa curiosidade nos fez questionar sobre a representatividade feminina na política dessa cidade. Para compreender o processo de construção da identidade professoral de Valdilene Verônica de Albuquerque Lobo, utilizamos fontes orais (história oral), para que ela narrasse seu processo de escolarização formal articulado entre histórias familiares e configurações políticas. Assim, neste estudo, não atentamos para a professora e seus eventos narrados como um retrato fiel do passado, porquanto a memória é algo mutável e ressignificada a partir do olhar do presente.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O Novo Sindicalismo. São Paulo, Brasil Urgente, 1991.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta Tordino. Labirintos da memória: Quem sou? São Paulo: Paulus, 2008. (Questões fundamentais do ser humano, 7).
COSTA, Ana Alice Alcântara. As donas no poder. NEIM/UFBa, Salvador, 1998.
CRUZ, Maria Isabel da. A mulher na igreja e na política. São Paulo, Outras Expressões, 2013.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. (Pesquisa autobiográfica em educação, 1).
DEODATO, Lara Letícia Dias. NETA, Olívia Morais de Medeiros. O patronato Alfredo Fernandes e a história da educação de Pau dos Ferros (RN). Anais do VII CONNEPI, 2012. Disponível em http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3395/1492. Acesso em maio de 2016.
DUARTE, Haroldo Teixeira. História da Associação de Professores do Rio Grande do Norte – APRN. Natal 1985.
FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. Coleção Leitura.
_______. Professora sim, tia não. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Vol. 1: A vontade de saber. 11a ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. São Paulo: Ed. Papirus, 1997.
LOBO. Valdilene V. de A. Entrevista I [fev.2016]. Entrevistadora: Jéssica Fernandes. Pau dos Ferros, 2010. 1 arquivo .mp3 (60 min.).
______. Entrevista II [mar.2016]. Entrevistadora: Jéssica Fernandes. Pau dos Ferros, 2010. 1 arquivo .mp3 (60 min.).
______. Entrevista III [mai.2016]. Entrevistadora: Jéssica Fernandes. Pau dos Ferros, 2010. 1 arquivo .mp3 (60 min.).
______. Entrevista IV [out.2016]. Entrevistadora: Jéssica Fernandes. Pau dos Ferros, 2010. 1 arquivo .mp3 (60 min.).
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. São Paulo: Vozes, 1997.
MAAR, Wolfgang L. Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt. In: PUCCI, Bruno (Org.). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994. p. 59-81.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
SANTOS, José Maximiano dos. A transformação da Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) em Sindicato dos Trabalhadores em Educação (1986-1990). Dissertação de Mestrado. Natal, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).