MEMÓRIAS EDUCACIONAL E POLÍTICA DE UMA PROFESSORA DO RIO GRANDE DO NORTE (1978-2008)

EDUCATIONAL AND POLITICAL MEMORIES OF A TEACHER OF RIO GRANDE DO NORTE (1978-2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.36556

Palavras-chave:

Memória, Docência, Política

Resumo

Este estudo pretendeu dar visibilidade às memórias de uma professora do Rio Grande do Norte, Valdilene Verônica de Albuquerque Lobo e analisar sua trajetória educacional e seu engajamento político e social na cidade de Pau dos Ferros – RN, entre os anos de 1978 e 2008. O interesse pela história dessa professora surgiu porque, quando tomamos conhecimento da trajetória de mulheres educadoras engajadas politicamente nos movimentos sindicais e sociais de Pau dos Ferros, nossa curiosidade nos fez questionar sobre a representatividade feminina na política dessa cidade. Para compreender o processo de construção da identidade professoral de Valdilene Verônica de Albuquerque Lobo, utilizamos fontes orais (história oral), para que ela narrasse seu processo de escolarização formal articulado entre histórias familiares e configurações políticas. Assim, neste estudo, não atentamos para a professora e seus eventos narrados como um retrato fiel do passado, porquanto a memória é algo mutável e ressignificada a partir do olhar do presente.

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Biografia do Autor

Jessica Luana Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação - PPGE/UFPB.

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada no Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Atua no PPGE/UFPB.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

FERNANDES, J. L.; SENA, F. MEMÓRIAS EDUCACIONAL E POLÍTICA DE UMA PROFESSORA DO RIO GRANDE DO NORTE (1978-2008): EDUCATIONAL AND POLITICAL MEMORIES OF A TEACHER OF RIO GRANDE DO NORTE (1978-2008). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 82–102, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.36556. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/36556. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA