Pedagogias culturais, corpos heterotópicos e possibilidades não-normativas: a formação docente em experiências com um jogo de RPG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.51583

Palabras clave:

Identidades, RPG, Formação Docente

Resumen

A pesquisa reflete sobre os regimes discursivos que engendram e se materializam em torno da construção de identidades e subjetividades não-normativas que rompem a coerência corpo-sexo-gênero-sexualidade. Analisa como futuras/os educadoras/es acionam percepções e significados acerca das questões de gênero e sexualidade nos atos performativos vivenciados na experiência com o jogo de RPG (Role Playing-game), no que se referem às transidentidades e suas subjetividades. Para esse fim, utilizou-se a pesquisa-ação-participativa, desenvolvida com 30 estudantes de Pedagogia pertencentes a duas Instituições de Ensino Superior do Paraná. A proposta possibilitou constatar a necessidade de formação dos/as docentes para a sensibilidade aos temas, no sentido de prepará-los/as para atuarem com consciência nos diferentes espaços educativos, sendo sensíveis aos danos sociais, culturais e psíquicos causados pela manutenção de modos de exclusão criadores de zonas de apagamento.

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Biografía del autor/a

Cássia Cristina Furlan, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2016). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CP (2011). Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Graduação em Educação Física - Faculdade de Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Cultura(s) - EDUCA. Possui experiências na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade e suas interseccionalidades; infância, culturas infantis, jogos e brincadeiras; prática pedagógica e formação docente.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

FURLAN, C. C. Pedagogias culturais, corpos heterotópicos e possibilidades não-normativas: a formação docente em experiências com um jogo de RPG. Revista Ártemis, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 303–330, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.51583. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/51583. Acesso em: 17 jul. 2024.