Pedagogias culturais, corpos heterotópicos e possibilidades não-normativas: a formação docente em experiências com um jogo de RPG
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.51583Palabras clave:
Identidades, RPG, Formação DocenteResumen
A pesquisa reflete sobre os regimes discursivos que engendram e se materializam em torno da construção de identidades e subjetividades não-normativas que rompem a coerência corpo-sexo-gênero-sexualidade. Analisa como futuras/os educadoras/es acionam percepções e significados acerca das questões de gênero e sexualidade nos atos performativos vivenciados na experiência com o jogo de RPG (Role Playing-game), no que se referem às transidentidades e suas subjetividades. Para esse fim, utilizou-se a pesquisa-ação-participativa, desenvolvida com 30 estudantes de Pedagogia pertencentes a duas Instituições de Ensino Superior do Paraná. A proposta possibilitou constatar a necessidade de formação dos/as docentes para a sensibilidade aos temas, no sentido de prepará-los/as para atuarem com consciência nos diferentes espaços educativos, sendo sensíveis aos danos sociais, culturais e psíquicos causados pela manutenção de modos de exclusão criadores de zonas de apagamento.