A SABEDORIA DE ULISSES E AS DIMENSÕES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70232Palavras-chave:
Ulisses, educar pelo exemplo, BNCC, formação docente, ensino de filosofiaResumo
Os estudos sobre a filosofia decolonial em muitos momentos se encontram com a antropologia. Para as antigas civilizações o mundo é dotado de sentido e repleto de intervenções divinas. Em certo sentido, ao retomarmos a Grécia homérica, podemos ser inspirados por uma visão de mundo e de ensinamentos que tratam da fragilidade de nossa condição humana e da nossa luta diária, mas acima de tudo na ideia de educar pelo exemplo que nos permitem aproximações e transposições com o tempo presente. Destarte, é na figura de Ulisses e sua sabedoria que centraremos nossos esforços para considerarmos as dimensões formativas do professor de filosofia e se há ou não correspondência com a BNCC, bem como consideraremos em que medida a figura do professor de filosofia potencializa ou não seu ensino.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Junito De Souza. Mitologia Grega e Latina. Vol. III. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Bufon Junior; BUKOWSKI, Chaiane. Uma revolução controlada? A BNCC como política de centralização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 4. out./dez. 2021.
HOMERO. Ilíada. Tradução e prefácio de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin, Companhia das Letras, 2009.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2018.
LA SALVIA, André Luis; CUNHA NETO, Osvaldo. O que pode o ensino de filosofia na BNCC? Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 7, 2021.
LEBRUN, Gerard. O Poder da Ciência. Revista Ensaios de Opinião, v. 5, 1977.
MELVILLE, Herman. Moby Dicky. São Paulo: Abril Cultural, 2012.
SEVERINO, Joaquim Antonio. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Revista Arius: Revista de Ciências Humanas e Artes, v. 13, n. 2, jul./dez., 2007.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e Ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angela Zamora Cilento
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).