SOBRE A AVENTURA DE TENTAR ELABORAR UM REPOSITÓRIO DIGITAL DE PRODUTOS PEDAGÓGICOS E CHEGAR A UM LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIAS COLETIVAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70315Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Produtos educacionais, RepositórioResumo
Faz alguns anos que os docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino se empenham em pensar e criar algo como um repositório de produtos pedagógicos, ao menos essa era a meta inicial. No entanto, o processo mesmo nos conduziu para outro destino. O objetivo deste artigo é ensaiar uma resposta à pergunta pela origem do Laboratório de Inteligências Coletivas, que é uma plataforma digital de curadoria de produtos educacionais para o ensino de filosofia, para a educação em relações étnico-raciais e direitos humanos, que são temas transversais e obrigatórios. Mostraremos que esta plataforma digital que inicialmente fora denominada de repositório decorre naturalmente dos princípios, estrutura e funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ, de modo que fiquem claras as motivações que nos conduziram a tentar realizar essa tarefa e as necessidades que nos fizeram chegar ao formato atual. Para terminar, gostaríamos de enfatizar que esse artigo também é um convite à comunidade, aos pesquisadores do campo do Ensino de Filosofia e aos professores elaboradores de produtos pedagógicos para participarem ativamente dessa plataforma.
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Referências
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