AS INFLUÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE NA PARAÍBA E PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71541Palavras-chave:
Responsabilização, Trabalho docente, Gestão escolar, Avaliação em Larga EscalaResumo
Este artigo analisa os efeitos das políticas de avaliação em larga escala sobre a gestão e a organização do trabalho nas escolas públicas dos estados da Paraíba e de Pernambuco, que se destacam por realizarem políticas de responsabilização forte, com impactos diretos sobre os agentes escolares. O corpus de pesquisa para esta análise é composto por: revisão da literatura acerca dos temas envolvidos, levantamento documental sobre o processo de implementação das políticas de avaliação e responsabilização, e análise de surveys realizados com diretores escolares e docentes. Os achados demonstraram que, em ambos os estados, há muita pressão pelos resultados, principalmente sobre os docentes de Português e Matemática, o que tem acarretado um ensino e um currículo cada vez mais orientado para os testes. É grande a presença de docentes e gestores com vínculos trabalhistas precários e os bônus têm mascarado o baixo salário dos docentes. Em que pese aos esforços da gestão escolar e dos docentes para a melhoria dos resultados nas avaliações, as notas do Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental nos dois estados estavam abaixo da média nacional, assim como a do Ensino Médio na Paraíba, demonstrando que existem questões estruturais mais complexas que interferem no desempenho dos estudantes, mesmo com todos os mecanismos utilizados para controlar os resultados.
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