AS INFLUÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE NA PARAÍBA E PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71541

Palavras-chave:

Responsabilização, Trabalho docente, Gestão escolar, Avaliação em Larga Escala

Resumo

Este artigo analisa os efeitos das políticas de avaliação em larga escala sobre a gestão e a organização do trabalho nas escolas públicas dos estados da Paraíba e de Pernambuco, que se destacam por realizarem políticas de responsabilização forte, com impactos diretos sobre os agentes escolares. O corpus de pesquisa para esta análise é composto por: revisão da literatura acerca dos temas envolvidos, levantamento documental sobre o processo de implementação das políticas de avaliação e responsabilização, e análise de surveys realizados com diretores escolares e docentes. Os achados demonstraram que, em ambos os estados, há muita pressão pelos resultados, principalmente sobre os docentes de Português e Matemática, o que tem acarretado um ensino e um currículo cada vez mais orientado para os testes. É grande a presença de docentes e gestores com vínculos trabalhistas precários e os bônus têm mascarado o baixo salário dos docentes. Em que pese aos esforços da gestão escolar e dos docentes para a melhoria dos resultados nas avaliações, as notas do Ideb dos Anos Finais do Ensino Fundamental nos dois estados estavam abaixo da média nacional, assim como a do Ensino Médio na Paraíba, demonstrando que existem questões estruturais mais complexas que interferem no desempenho dos estudantes, mesmo com todos os mecanismos utilizados para controlar os resultados.

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Biografia do Autor

Ana Maria Clementino, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora pela mesma instituição

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. AS INFLUÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE NA PARAÍBA E PERNAMBUCO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71541, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71541. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71541. Acesso em: 16 dez. 2024.