SOBRE A POTÊNCIA DAS PRATICASPOLÍTICAS CURRICULARES E DE FORMAÇÕES DOCENTES TECIDAS COM OS COTIDIANOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.29918Abstract
As pesquisas em pauta problematizam as redes tecidas por educadores/as e estudantes entre os currículos e as formações de professores/as praticados nos cotidianos das escolas com o objetivo de trazer elementos que ampliem as discussões acerca das praticaspolíticas educacionais que associam esses campos discursivos utilizando, para tanto, alguns desdobramentos das pesquisas que temos realizado com os cotidianos (FERRAÇO, 2003) de escolas públicas municipais de Ensino Fundamental e de escolas federais de Ensino Médio. Colocam em destaque alguns desdobramentos dessas redes como um modo de problematização das tentativas de controle dos saberesfazeres docentes-discentes, que se constituem nas multiplicidades e singularidades dos cotidianos. Argumentam sobre a força dessas tessituras em redes como movimentos e experiências singulares que esgarçam as políticas oficiais de currículo e de formação que, muitas vezes, reduzem, desqualificam e desconsideram as invenções e as criações curriculares dos/as educadores/as e estudantes pelos seus efeitos de homogeneização, generalização e padronização. Assumem a ideia de que esses movimentos e fluxos que inventam currículos e formações de professores/as acontecem em espaçostempos de cruzamento de fronteiras e sentidos, permitindo lutar a favor de políticas educacionais que indicam a potência, a força e a vontade de fazer dos praticantes (CERTEAU, 1994), apesar de tantos fatores desanimadores ainda presentes nos dias atuais.Downloads
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