POLÍTICASPRÁTICAS CURRICULARES EM EDUCACAO INDIGENA: o ponto de vista dos praticantespensantes
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30555Resumen
O que nos revelam as narrativas de professores indígenas sobre as políticaspráticas curriculares com as quais conviveram em suas trajetórias escolares e de formação? Quais seus desafios e expectativas? Como essas trajetórias podem contribuir para que possamos praticarpensar políticaspráticas curriculares comprometidas com a justiça social e cognitiva? Os estudos das políticaspráticas curriculares a partir das narrativas de seus praticantespensantes contribui para que possamos compreender os espaçostempos em que elas se inscrevem, por isso a opção por essa metodologia. A pesquisa em andamento, que serve de base para este texto, nos revela as redes de influências de múltiplos atores em diálogo com as “políticas curriculares” oficiais no processo de criação de práticaspolíticas curriculares cotidianas nas comunidades indígenas das quais fazem parte os narradores. Percebemos ainda, as conquistas e desafios oriundos das lutas dos praticantespensantes nos processos de reconhecimento e valorização de suas escolas e de seus conhecimentos. Suas narrativas constituem em manancial inestimável e incontornável daquilo que pretendemos estudar em relação a políticaspráticas curriculares em educação indígena, sem pretendermos com isso, produzir verdades superiores ou definitivas sobre esses processos e seus atores.Descargas
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