A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERÇÁRIOS
PRACTICE TEACHING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN NURSERIES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.29147Palavras-chave:
Educação Física, Educação Infantil, BerçárioResumo
Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar a prática de professoras de Educação Física nos berçários, no que se refere à preparação das aulas e à sua formação para o trabalho com crianças de zero a três anos de idade. Os sujeitos foram professoras de Educação Física e coordenadoras que trabalham em CMEI e CEI de Jataí - GO. A realidade encontrada demonstrou que as professoras de Educação Física se sentem preparadas para trabalhar com as crianças de berçários, porém apontam algumas dificuldades, como pouco tempo para as aulas, número elevado de crianças por turma e falta de referencial teórico para subsidiar sua prática. Elas disseram que o processo de formação inicial contribuiu para exercerem a docência em berçários, porém foi falho no quesito vivência prática durante a formação acadêmica.
Downloads
Referências
ARCE, Alessandra. Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 167-184, jul. 2001.
BARBOSA, Ivone Garcia; ALVES, Nancy Nonato de Lima; MARTINS, Telma Aparecida Teles. O professor e o trabalho pedagógico na educação infantil. In.: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Didática e práticas de ensino: texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2011, p. 133-149.
BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Brasília: A Secretaria, 1999.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar, Curitiba, n. 34, p. 241-250, 2009.
EMMEL, Maria Luísa G.; VITTA, Fabiana C. F. de. A dualidade cuidado x educação no cotidiano do berçário. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 28, n. 14, p. 177-189, nov. 2004.
GHILARDI, Reginaldo. Formação profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. Motriz, v. 4, n. 1, p. 1-11, jun. 1998.
MAANEN, John Van. Recuperando os métodos qualitativos para a pesquisa organizacional: um prefácio. Ciência Administrativa Trimestral, v. 24, n. 4, p. 520-526, dez. 1979.
MACHADO, Maria Lúcia de A. Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais. Perspectiva, Florianópolis, v.17, n. especial, p. 85-98, jul./dez. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).