A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERÇÁRIOS

PRACTICE TEACHING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN NURSERIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.29147

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Berçário

Resumo

Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar a prática de professoras de Educação Física nos berçários, no que se refere à preparação das aulas e à sua formação para o trabalho com crianças de zero a três anos de idade. Os sujeitos foram professoras de Educação Física e coordenadoras que trabalham em CMEI e CEI de Jataí - GO. A realidade encontrada demonstrou que as professoras de Educação Física se sentem preparadas para trabalhar com as crianças de berçários, porém apontam algumas dificuldades, como pouco tempo para as aulas, número elevado de crianças por turma e falta de referencial teórico para subsidiar sua prática. Elas disseram que o processo de formação inicial contribuiu para exercerem a docência em berçários, porém foi falho no quesito vivência prática durante a formação acadêmica. 

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Biografia do Autor

Ana Flávia Oliveira de Souza, Rede particular de ensino de Jataí-Goiás

Professora de Educação Física licenciada pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Docente dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG/Regional Jataí, doutora em Educação pelo PPGE/UFG.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

DE SOUZA, A. F. O.; DE ASSIS, R. M. A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERÇÁRIOS: PRACTICE TEACHING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN NURSERIES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 71–81, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.29147. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/29147. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA