HUMAN RIGHTS OF THE CHILD AND ADOLESCENT: DEMOCRATIC PROCESSES AND KNOWLEDGE DISSEMINATION

HUMAN RIGHTS OF THE CHILD AND ADOLESCENT: DEMOCRATIC PROCESSES AND KNOWLEDGE DISSEMINATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.28882

Keywords:

Human rights, Children and adolescents, Dissemination

Abstract

The objective of this paper is to discuss the relationship between the dissemination of knowledge on rights of children and adolescents and citizenship, focusing on consolidation of democracy. The bibliographical research revealed that the dissemination has deep relations with cultural changes and with the consolidation of citizenship project in the scenario of democracy established by the 1988 Federal Constitution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB

Estudiante de doctorado en Educación - UnB

Investigador en Inep / MEC

Supervisor de posgrado en UFG

Edinara Kunz e Silva, Universidade Federal de Goiás, Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Human Rights Specialist (UFG)

Pedagogue of SEDESTMIDH-DF

References

BAPTISTA, Myrian Veras. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de direitos. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n.109, p.179-199, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282012000100010 . Acesso em: 25 outubro 2015.

CIABATTARI, Milene Aparecida Elias. Cidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente: uma leitura na escola. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Oeste Paulista – UNIOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, 2010. Disponível em: http://tede.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=213. Acesso em: 24 outubro 2015.

CRUZ, Déa Sílvia Moura da; SANTOS, Celina Cely Rodrigues dos; MARQUES, Daniela Karina Antão [et al.]. Conhecimento dos profissionais da saúde acerca dos direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, 8(2):351-7, fev., 2014. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/4037/8479. Acesso em: 24 outubro 2015.

FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor: reflexos em sua formação e atuação. 2004. 223 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista – Campus Presidente Prudente, Presidente Prudente, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/luiz_antonio.pdf Acesso em: 25 outubro 2015.

GARCIA, Rayssa Cardoso e ARAUJO, Jailto Macena de. Os princípios da administração pública no sistema jurídico brasileiro. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 96, jan, 2012. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=11022&n_link=revista_artigos_leitura<. Acesso em 20 novembro 2014.

GENTILLI, Victor. O conceito de cidadania, origens históricas e bases conceituais: os vínculos com a Comunicação. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 1, n. 19, 2006. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/view/325/256 Acesso em: 25 outubro de 2015.

IKUMA, Daniel Massayuki ; KODATO, Sérgio . Educadores têm conhecimento limitado e estereotipado do ECA. Agência USP de Notícias, São Paulo, 03 jan. 2014. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=165146. Acesso em 24 outubro 2015.

KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. Qualidade educacional e perfil socioeconômico: expressão espacial do ensino público no Distrito Federal. 2014. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15475/1/2014_SidelmarAlvesdaSilvaKunz.pdf. Acesso em 24 outubro 2015.

LARA, Marilda Lopes Gines de; CONTI, Vivaldo Luiz. Disseminação da informação e usuários. São Paulo em Perspectiva, vol.17 no.3-4 São Paulo July/Dec. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392003000300004&script=sci_arttext. Acesso em: 21 junho 2015.

MENDONÇA, Valéria Nepomuceno Teles. Os movimentos sociais pela promoção e garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes. In: MIRANDA, Humberto (org.). Crianças e adolescentes: do tempo da assistência à era dos direitos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. P. 124-139.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS. Histórico da política de assistência social. Disponível em: http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/41/docs/historico_da_politica_de_assistencia_social_-_2000.pdf Acesso em: 2 julho 2015.

NOGUEIRA, Barbara Emanuelle Rocha Guimarães. Da disseminação do tema Direitos Humanos e dos principais tratados internacionais. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 27 jan. 2012. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.35625&seo=1. Acesso em: 22 maio 2015.

PLAN INTERNATIONAL BRASIL. Por ser menina no Brasil [resumo executivo] - Crescendo entre direitos e violências - Pesquisa com meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil. 2014. Disponível em: https://plan.org.br/file/2511/download?token=T0IG9Cia Acesso em: 24 outubro 2015.

PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. A constituição do conceito de infância e algumas questões relativas ao corpo: da idade média à modernidade. Revista Poiésis – vol.I, nº 1, pp.48-62, jan/dez 2003. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10508/6982 Acesso em: 25 outubro 2015.

REIS, Elisa. Cidadania: história, teoria e utopia. Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. 11-17, 1999.

REZENDE FILHO, Cyro de Barros; CÂMARA NETO, Isnard de Albuquerque. A evolução do conceito de cidadania. Revista Ciências Humanas - UNITAU, v. 7, n. 2, 2001.

RICCI, Ruda Guedes Moisés Salerno. Controle social: um conceito e muitas confusões. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, Universidade Estadual de Maringá n.98, Julho de 2009, Ano IX, p. 09-12. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7590/4362 Acesso em: 25 outubro 2015.

SANTANA, Dilma Pio de. O papel do controle social na política de assistência social de Goiânia (1996/2006). 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=124587 Acesso em: 25 outubro 2015.

SANTOS, Eliane Araque dos. Criança e adolescente – sujeitos de direito. Inclusão social, Brasília, v. 2, n. 1, out. 2006/mar. 2007, p. 130-134. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/56/78 Acesso em: 25 outubro 2015.

SHULTZ, Elisa Stroberg; Barros, Solange de Moraes. A concepção de infância ao longo da História no Brasil Contemporâneo. Revista de Ciências Jurídicas, Ponta Grossa. 2011, p. 137-147. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/lumiar/article/view/2486/2873 Acesso em: 25 outubro 2015.

SILVEIRA, Cláudia da. Cidadania: criança e adolescente. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 28 set. 2012. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.39707&seo=1 Acesso em: 24 outubro 2015.

SOUZA, Venceslau Alves. Direitos no Brasil: necessidade de um choque de cidadania. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 27, p. 211-214, nov. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n27/16.pdf Acesso em: 21 junho 2015.

SYMONIDES, JANUSZ. Novas dimensões, obstáculos e desafios para os direitos humanos: observações iniciais. In: SYMONIDES, Janusz. Direitos humanos: novas dimensões e desafios. Brasília: UNESCO Brasil, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003. P. 23-75.

UNESCO. Plano de Ação – Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Segunda fase. Brasília, 2012. Disponível em: >http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002173/217350por.pdf<. Acesso em: 26 setembro 2015.

Published

2018-06-20

How to Cite

KUNZ, S. A. da S.; KUNZ E SILVA, E. HUMAN RIGHTS OF THE CHILD AND ADOLESCENT: DEMOCRATIC PROCESSES AND KNOWLEDGE DISSEMINATION: HUMAN RIGHTS OF THE CHILD AND ADOLESCENT: DEMOCRATIC PROCESSES AND KNOWLEDGE DISSEMINATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 57–69, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.28882. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/28882. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

VIEWS/NOTES/COMMENTS