Infâncias e os livros de literatura infantil

Autores

  • Lorraine Martins Gerotto Secretaria Estadual de Educação MS
  • Thaise da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64154

Palavras-chave:

Infâncias. Literatura Infantil. Acervo Complementar de Literatura PNAIC.

Resumo

Enquanto diverte a criança, a literatura enriquece a infância, incentivando suas narrativas, imaginação, estimula sua criatividade, favorece o desenvolvimento de sua personalidade e auxilia na ampliação e desenvolvimento de seu vocabulário. Desta forma o objetivo desse artigo é discutir a utilização da literatura infantil em sala de aula como instrumento facilitador para a construção da aprendizagem. Para tal faremos uso do campo teórico dos Estudos Culturais. Um estudo que escolhe, ou se coloca nesse campo teórico, deve problematizar as formas de conceber o que é real, ou seja, questionar as verdades produzidas pelos discursos. A entrada dos livros de literatura infantil em sala de aula se intensificou a partir de programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Estes programas auxiliam na formação inicial do leitor, apresentando o mundo das letras, com temas próximos ao cotidiano das crianças, para que então a curiosidade seja aguçada e a imaginação despertada, incentivando à leitura. Demostrando que o uso do texto em sala de aula não deve ser um pretexto, o texto por si só tem uma funcionalidade e o ensino deve partir dessa premissa.

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Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal da Grande Dourados

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD). Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014 - 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA, 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012) e pós-doutorado em Educação pala Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS, 2017). Atuou como professora em distintos níveis de ensino ? na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ? Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8555-3653 (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

MARTINS GEROTTO, L.; DA SILVA, T. Infâncias e os livros de literatura infantil. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202315, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64154. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64154. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Literatura Infantil