ENTRE A IGREJA E O IMPÉRIO: DOM MARCOS ANTONIO DE SOUSA, O PRIMEIRO BISPO DO BRASIL INDEPENDENTE

Autores/as

  • Joelma Santos da Silva UFMA

Palabras clave:

Biografia, Trajetória Política, Igreja.

Resumen

Análise da biografia e trajetória política e religiosa de Dom Marcos Antonio de Sousa, articulada ao contexto histórico e social de constituição do Império no Brasil e de estabelecimento de uma nova relação entre Igreja e Estado. Relaciona o seu destino particular e as condições de possibilidade de ação às suas tomadas de posição e dupla filiação, enquanto deputado na Legislatura de 1826 e bispo do Maranhão. Destaca de que modo tentou empreender uma reforma católica, utilizando o espaço de atuação política, para alcançar seus fins religiosos, e as ações que o fizeram ser reconhecido pela historiografia como um dos precursores do ultramontanismo no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelma Santos da Silva, UFMA

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista da FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

SILVA, J. S. da. ENTRE A IGREJA E O IMPÉRIO: DOM MARCOS ANTONIO DE SOUSA, O PRIMEIRO BISPO DO BRASIL INDEPENDENTE. Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 49–69, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27714. Acesso em: 3 jul. 2024.