HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA E LIVRO DIDÁTICO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE

Autores/as

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.38875

Palabras clave:

História, Ensino, Livro Didático, Formação Docente.

Resumen

Há um relativo consenso entre os especialistas que o livro didático continua sendo uma poderosa ferramenta de trabalho no exercício docente dos profissionais que atuam na educação básica. O presente artigo analisa as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em história oferecidos nas universidades federais da região Norte do Brasil para compreender como os livros didáticos estão sendo problematizados durante o período de formação inicial dos profissionais formados nestas instituições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor dos Livros Didáticos: "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (2012), e "História e Geografia de Pernambuco" (2015) publicados pela Editora Moderna. Também é autor de "Relatos do Medo: a ameaça comunista em Pernambuco - Garanhuns 1958-1964, (EdUFPE, 2012), e autor e organizador de "A história e suas práticas de escritas: relatos de pesquisa", (EdUFPE, 2013), "A história e suas práticas de escritas: narrativas e documentos" (EdUFPE, 2014); "A história e suas práticas de escritas: leituras do tempo, (EdUFPE, 2016) e "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017). Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa.

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

CAVALCANTI, E. V. HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA E LIVRO DIDÁTICO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE. Saeculum, [S. l.], v. 38, n. 38, p. 37–49, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.38875. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/38875. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê